quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Livro: A luta pelo Direito


É, eu estou de férias, então se preparem que vem muitos livros por ai....
Bem, esse livro é interessante para um público mais restrito, mas vale a pena ser mencionado. Rudolf Von Ihering é um popstar no Direito, principalmente em razão de sua contribuição para a Teoria Finalística do Direito (o intérprete deve buscar a finalidade, os interesses por trás da norma a ser interpretada e aplicada), bem como sua contribuição para o Direito das Coisas (estudos sobre a Propriedade). Eu sei, Boring para quem não é do Direito... Fazer o quê? Eu li e estou compartilhando com vocês! Seguem alguns trechos selecionados.

"O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui-lo é a luta. Enquanto o direito estiver sujeito às ameaças da injustiça- e isso perdurará enquanto o mundo for mundo -, ele não poderá prescindir da luta. A vida do direito é a luta: luta dos povos, dos governos, das classes sociais, dos indivíduos".

"É que a verdade é sempre verdade, mesmo que o sujeito de direito a encare e defenda apenas a partir do ângulo estreito de seu interesse pessoal".

"Temos um direito estranho escrito numa língua estranha, introduzido pelos letrados e acessível somente a estes em toda a sua plenitude, exposto desde o início ao impacto à influência alternada de dois tipos de interesses completamente distintos, muitas vezes antagônicos: o do conhecimento histórico imparcial e o da adaptação e evolução prática do direito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...