sábado, 21 de agosto de 2010

Eu fui: Curitiba

Jardim Botânico
Uma das vantagens de ser concurseira é viajar o Brasil todo fazendo provas.
Minha última parada foi em Curitiba. Cidade belíssima, limpa e com um transporte público de fazer inveja!
A viagem foi cheia de aventuras e emoções, até demais, para falar a verdade.
Compramos as passagens e a hospedagem pela Casablanca com bastante antecedência.
Comprei alguns apretechos, já que iria encarar um clima diferente. A previsão do tempo trazia temíveis 10º no período em que nós (fui acompanhada de mais 3 amigo) ficaríamos em Curitiba.
Primeira preocupação: como chegar ao hotel? Encontrei o site do Aeroporto Executivo, um ônibus que parte do aeroporto e passa em pontos estratégicos da cidade. A tarifa é única e custa R$ 8,00 (preço de julho de 2010). Descemos a poucos metros daquele que imaginávamos ser nosso hotel. O primeiro problema com as reservas ocorreu na segunda-feira. Liguei para o Caravelle Hotel de Curitiba e ouvi atônita a atendente me dizer que nós não tínhamos reservas. Contatei minha agente de viagens e no final do dia, uma das minhas companheira de viagem havia conseguido confirmar nossas reservas. A despeito disso, quando chegamos no hotel sábado, o problema persistia. No final das contas, fomos acomodados no Gran Ville, que ficava a poucos metros do Caravelle.

Museu Oscar Niemeyer

Resolvido o problema do hotel, saimos para almoçar e esperar nossa amiga que havia ido à Curitiba em vôo diferente do nosso. Comprei minhas luvas por uma pechincha, arrependi-me de não ter comprado mais.
Verificamos os locais de prova, e depois de jantar, fizemos uma revisão geral dos conteúdos.
Eu e Aluízio nos encontramos no meu local de provas e ficamos conversando até a hora de entrar. Apesar de estar toda empacotada, senti frio e isso atrapalhou um pouco. Alguns tópicos da revisão cairam na prova.
À tarde, depois de cumprida a nossa obrigação, hora de passear!

A Linha turismo tem ônibus que passam de 30 em 30 minutos e nos levam aos pontos turísticos de Curitiba pelo preço bacana de R$ 20,00 (preço julho 2010), que dá direito a 5 embarques. Assim, você pode descer em 4 pontos turísticos e ele ainda te leva para casa  (e por casa, eu quero dizer Praça Tiradentes, o início e o final da linha)depois.

Ópera de Arame

No domingo, fomos ao Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer e voltamos para o hotel À noite fomos a um festival de fondue no restaurante Scavollo. Apesar de ter tido que esperar quase uma hora para conseguir uma mesa, comemos muito e aproveitamos todos os fondues disponíveis, com destaca, sem sombra de dúvidas, o de chocolate! Uma delícia!

Paço da Liberdade

Na segunda de manhã, visitamos a Ópera de Arame, a Pedreira Paulo Leminsky. Caminhamos  (15 minutos de subida) até o Parque Tanguá. Valeu a pena o esforço, porque o parque é belíssimo.
De lá fomos à Santa Felicidade, um bairro que reúne grande parte da comunidade italiana de Curitiba, que é o lugar das casas mais bonitas na cidade, é o eixo gastronômico e ainda é onde fica o imponente Madalosso, um gigantesco restaurante italiano e maravilhoso!

Não dava para abarcar a fachada do restaurante numa foto só, a não ser em uma panorâmica!

Depois de termos recuperado as energias com massas italianas (rodízio R$ 25,00 - preço julho 2010), visitamos ainda a produtora de vinhos Duringan, onde desgustamos vinho. De lá seguimos para a Torre Panorâmica de onde é possível ver toda a cidade. Voltamos para o hotel. Visitamos o Shopping Estação e jantei no Chef Vergé.
 Bosque do Papa

Na terça-feira, enfrentamos o frio de 12º , mas seguimos na nossa terceira volta por Curitiba, visitamos o Bosque do papa e encontramos a aconchegante casa de chá de confeitaria Kawiarnia Krakowiak.

Torta Malina - framboesa e creme

De lá seguimos para o memorial Ucraniano. E lá começa nossa odisséia para voltar para o Hotel. O ônibus atrasou quase uma hora e por causa disso chegamos ao hotel mais de 16h da tarde. Pegamos o taxi e chegamos ao aeroporto quase 17h da tarde (nosso vôo era apenas 28 minutos depois). E então acabou a festa! Ainda ficou faltanto muita coisa para ver.
Curitiba é uma cidade bonita, agradável e organizada. Vale muito a pena visitar.

Pôr-do-sol de dentro do avião.