domingo, 22 de agosto de 2010

Minha paixão pela Apple

Amigos,

Era uma vez... há 4 anos, eu estava em minha mesa no trabalho, quando me virei para o lado e vi um pedacinho de plástico branco enfiado numa entrada USB do computador do meu amigo. Eu olhei por um tempo e não conseguia entender o que uma peça plástica tão simplória poderia estar fazendo enfiada ali. Acabei perguntando: "o que é isso?" e ele respondeu: "é um iPod shuffle". Eu fiquei alguns segundos com um ar de "??????" aí perguntei "e pra que serve isso?", daí ele tirou, me mostrou e explicou que era pra armazenar música. Como em 2006 não havia tantos pendrives como hoje, aquilo pra mim era uma coisa meio revolucionária e incompreensível: guardar música num pedaço de plástico branco que aparentemente nem comandos tinha. Como era que aquele troço funcionava??? Imediatamente comecei a me fazer as perguntas mais simples e que, olhando para ele, pareciam não ter resposta: como aumentar o volume? Como passar as faixas? Como parar? Como pausar? Onde fica a bateria? Quanto tempo dura? Como carrega? Como troca? Pra que nunca viu o primeiro iPod, o modelo era esse aqui abaixo:

Depois do sucesso, ficou mais compacto, ganhou o formato de clipe que tinha tudo a ver com “a praticidade da música portátil” e ficou assim:

E agora ele está assim (com versão em várias cores), personificando a leveza combinada com tecnologia:

Bem, essa historinha introdutória (com a qual acabei me empolgando, rs!) foi só pra contextualizar a partir de quando eu me transformei num Applemaníaco. Depois do shuffle tive o nano, o novo nano com vídeo, depois o touch agora estou com o mais novo xodó da família: o iPad. Quem já teve contato com um produto da Apple entende porque que os usuários se tornam devotos tão fieis. O Steve Jobs realmente capricha na interface e cria dispositivos e facilidades encantadoras para quem manuseia seus produtos.

Digo brincando aos meus amigos que sinto vontade de “morar” no meu iPad. Tocar na tela do iPad e desfrutar de todos os aplicativos que ele oferece é como entrar num mundo do Walt Disney, onde as cores e imagens são perfeitas e tudo parece ser mais alegre e encantador. Assistir filmes, ler livros, jogar, organizar emails e contatos, ler revistas e jornais e fazer qualquer coisas que um notebook ou PC faça, no iPad se torna mais prazeroso. Acho que de certa forma ele satisfaz nossa tendência de querer que tudo se resolva na velocidade do clique do mouse, uma vez que responde aos meus caprichos na mesma rapidez em que toco a tela. É só tocar num ícone e você é instantaneamente lançado a um mundo que desejaríamos que fosse real: tudo é visualmente apaixonante, fácil de acessar e seguro.

Olhando hoje um dos blogs que alimentam essa minha paixão, assisti  ao novo comercial do iPad. Acredito que as imagens por si só dêem uma idéia de tudo o que descrevi acima. E depois de assistir e, se possível, manusear um iPad, resista se for capaz. ;-)

Beijos e abraços!



PS: a resposta ao que você pensou é não. Não sou patrocinado pela Apple. Sou  só apaixonado. ;-D


Caramba! Não resisti de postar esse vídeo de um apaixonado que, digamos assim, esticou "um pouco" ao demonstrar as 1.001 utilidades do iPad! rsrs


iPad + Velcro from Jesse Rosten on Vimeo.

4 comentários:

  1. Correspondente Anônimo23 de agosto de 2010 às 09:20

    Richard Stallman, fundador da Free Software Foundation, já disse: "A Apple é pior que a Microsoft" (http://www.keepgeek.com.br/2010/06/25/apple-e-pior-que-a-microsoft-diz-richard-stallman/).

    ResponderExcluir
  2. Olha, não estou avaliando a Apple como corporação, preocupado se la vai dominar o mundo e depois matar a humanidade, rs! Essas teorias da conspiração e raivas das grandes empresas não entram na minha avaliação dos produtos da Apple como usuário final. O que eu quis dizer e mantenho é que os produtos são impecáveis na qualidade, layout, estética e performance.
    Portanto, you're just jealous, CA! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Correspondente Anônimo24 de agosto de 2010 às 07:39

    Não mesmo. Eu prefiro gastar meu dinheiro com coisas importantes, e não com coisas que as grandes empresas querem que a gente compre. E não estou falando só da Apple, nem da Microsoft, mas de muitas outras que também vendem apelando para o consumismo exacerbado. Mas isso é outra história, não vem ao caso.

    Deixa agora eu fazer uma analogia. Imagina que vc quer comprar uma mesa, um armário, ou coisa do tipo. E vc conhece uma empresa que faz produtos de boa qualidade, bom design, e tal. Então, vc só compra dela, apesar do preço. Agora, imagina que um dia vc descobre que a madeira que ela usa vem de desmatamento ilegal. Vc continua comprando dessa empresa, ou começa a procurar outra? É assim que eu me sinto com relação à Apple (não que eu tenha comprado alguma coisa mas, enfim, vale a analogia).

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não tive o prazer de ter meu próprio Apple, eu os acho lindos, maravilhosos, incríveis, e tudo mais. Não tenho os mesmos sentimentos que o CA tem em relação a eles, afinal ele é um opositor de tudo que a Microsoft e a Apple fazem. Vou mandar um e-mail para o S. Jobbs sugerindo que ele pense com carinho em fazer IPADs e IPODs com Linux... acho que até você, CA, vai pensar duas vezes... bjs a todos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...