sábado, 27 de dezembro de 2008

Hoax: Correntes de e-mail

Olá a todos. Eu me chamo Bruno Ferreira e, a pedidos da minha grande amiga, aceitei participar do blog para tratar de assuntos de tecnologia, uso do computador, vírus e afins.

Muita gente deve estar pensando "ah ele vai falar o que é um computador, como funciona e aquele blá blá blá", mas adianto logo que nem de longe vou postar sobre isso. Os assuntos aqui abordados serão problemas do cotidiano, dúvidas que creio que muitos tenham. No tópico de estréia, começarei com um problema bem conhecido por muitos, ou melhor, muitos conhecem e não fazem a mínima idéia do risco que ele pode trazer. Levante a mão aquele que nunca recebeu um e-mail com aquele FW no assunto, ou que tenha no final aquela célebre frase "repasse para o maior número de pessoas que puder, não deixe essa corrente morrer".


Vamos começar com um pouco de gramática:

Lenda:
1 Tradição popular.

2 Narrativa transmitida pela tradição, de eventos geralmente considerados históricos, mas cuja autenticidade não se pode provar.

3 História fantástica, imaginosa.

4 Mentira, patranha.

5 História fastidiosa.

Boato:
1 Notícia anônima, sem confirmação, que corre publicamente.

2 Balela.

Spam: Abreviação em inglês de spiced ham (significa presunto condimentado, no mundo da informática vocês vão encontrar muito disso, melhor ir se acostumando), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.

Hoax: Histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas correntes, consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias ou de socorro pessoal ou, ainda, falsos vírus que ameaçam destruir todo seu computador.

Fonte: Dicionário Michaelis e Wikipédia

A primeira pergunta a se fazer é: Você acredita em tudo o que lê? Ah não? Quer dizer então que nunca enviou aquela corrente pra frente, nem aquela da Telemar com as leis que são aprovadas e ninguém nunca nem ouviu falar? E o ursinho que tinha na pasta Windows você também nunca apagou? E o do endereço do MSN de algum ser que você nunca viu na vida alertando que se o usuário X te adicionar você perderá todo seu HD em minutos?

É fato consumado que todo mundo já caiu ou ainda irá cair nessas histórias. A do ursinho, na época eu mesmo fiz o procedimento, e ainda fui orientado por pessoas que trabalhavam na área.

Afinal, foi só com o advento da Internet que isso passou a ser um problema real? A resposta é um imenso NÃO. Desde os tempos das cartas isso existe, na verdade algumas lendas dos e-mails de hoje ganharam sua versão online.

A idéia é tão chamativa que algumas pessoas viram um excelente meio de ganhar dinheiro usando apenas um teclado e mouse - nascem assim os SPAMS. Sabe aquele e-mail dizendo que você vai ganhar não sei quantos mil reais ou aquele e-mail de um produto revolucionário pra te fazer emagrecer? Tudo não passa de SPAM. Hoje existem milhares de computadores zumbis (trabalham para os SPAMMERS e o dono do computador não percebe). "Mas como é que o meu endereço de e-mail começou a receber esse monte de propaganda irritante assim do nada??" Opa, do nada sem dúvida não foi meu caro, é só somar 2 + 2 que rapidamente você encontra a resposta.

Exemplo: Joãzinho abriu seu e-mail e viu aquela mensagem com um clássico FW na frente com o assunto: Urgente, biscoito maligno, alertem a todos!!

Muito curioso, nosso amigo Joãozinho resolveu ver do que se tratava a mensagem. Primeiramente ele viu centenas de endereços que já receberam esse e-mail, incluindo vários amigos seus. O assunto da mensagem trata de algo que passa a idéia de grande perigo: "um grupo de vendedores muito bem vestidos abordam a pessoa e se identificam dizendo que são de uma empresa nova no mercado e estão fazendo um teste de degustação do seu novo produto, a pessoa come e instantaneamente desmaia e os vendedores roubam tudo dela, minutos depois ela acorda sem lembrar de nada. Pra completar ainda diz que já aconteceu com várias pessoas em diferentes estados."

Joãzinho, acreditando que deve fazer a sua parte como bom cidadão e avisar o maior número de pessoas, resolve encaminhar o e-mail para todos seus contatos. Feliz e sorridente, no outro dia ele abre sua caixa de e-mails de novo e percebe que tem centenas de e-mails de pessoas que ele nunca viu, como um paquistanês dizendo que se ele ajudar a enviar algumas centenas de dólares para sua conta ele poderá ficar com uma parte (ATENÇÃO, esse e-mail é bastante perigoso e várias pessoas já foram mortas, existe uma quadrilha muito bem preparada por trás disso). Outro dizendo que ele foi o milionésimo sorteado do grande prêmio etc etc etc. "Ah, nossa, como isso foi acontecer?" Pergunta-se Joãozinho. Algum leitor atento poderia responder ao pobre Joãozinho como ele teve sua conta invadida por SPAMS? Isso mesmo, lembra aquele e-mail inocente que ele encaminhou? Adivinhem onde foi parar? Na mão dos SPAMMERS, é claro.

Acreditem se quiserem, mas nesse exato momento sua conta de e-mail pode estar sendo vendida junto com outros milhões de contas no mercado negro por um valor simplesmente irrisório.

Parece brincadeira, não é mesmo? Ou melhor, que mal teria isso então? Afinal, é só a minha conta de e-mail! Agora já pararam pra pensar no que isso acarreta dentro de uma empresa? Já pensou você todo dia chegar no seu trabalho, abrir sua caixa de e-mail e passar mais de meia hora apagando lixo eletrônico e ainda sair descobrindo no meio de tantas mensagens o que é ou não da sua empresa? Meia hora é muito pouco, mas multiplicado por 1 ano dá um tempo até considerável, não concorda? Essa é a realidade de muitas empresas, e muitas delas investem pesado em evitar que isso ocorra, mas pouco adianta se o seu funcionário não tem a mínima consciência do que está fazendo e de que isso causa bastante prejuízo.

"Ótimo, mas eu não trabalho, então pouco me importa, deixa a minha caixa de e-mail ficar lotada, quer dizer, duvido, afinal hoje tem serviços que te dão espaço ilimitado." Fico feliz em saber que você não nega suas origens. Mas antes de sair achando que "se não tem nada a ver comigo, não me importa", leia o que tenho a dizer: "Tá certo, entendi, é só quebrar a corrente, muito fácil. Mas eu sempre fiz assim, principalmente depois de ver aqueles que tem slides com musiquinhas e palavras de otimismo, ou até mesmo os que falam da bíblia. Confesso que vejo até aqueles com um conteúdo mais picante..." Se você se encaixa nesse perfil, saiba que o risco da pessoa que encaminha o e-mail pra frente é o mesmo daquela que abre o arquivo do Powerpoint e cia. Na verdade, eu considero que seja ainda pior.

Exemplo: Exemplo: Mariazinha adora aqueles e-mails com mensagens de bom dia, principalmente aqueles que tem músicas de fundo, morre de rir com as piadas e já tomou vários sustos com e-mails de acidentes ou brincadeiras de mau gosto.

Um dia, ela recebeu um que falava sobre os riscos e os perigos que um hacker pode trazer. Começou a ler muito atenta a cada palavra. Mal sabe ela que, dentro desse arquivo inocente, esconde-se um pequeno programa que se instala no computador sem ela nem se dar conta: um keylogger (programa que captura tudo que é digitado e feito no computador). Mesmo que quisesse evitar, como poderia, se aquele arquivo do Powerpoint está abrindo em tela cheia?

Muito contente, Mariazinha resolve compartilhar a informação com seus amigos, mandando o anexo pelo MSN. Depois ela acessa o Orkut e vê seus recados, abre sua caixa de e-mails e resolve fazer uma comprinhas no site da Americanas.com.

Dias depois ela vê que seu MSN, seu Orkut e seu e-mail foram roubados, seu cartão foi clonado e mais de 5 mil reais foram gastos sem o seu conhecimento. E adivinhem só: tudo isso por causa de um simples e-mail com uma apresentação em slides.

O intuito desse assunto não é deixar ninguém paranóico ou louco com mania de perseguição. Muito pelo contrário, é deixá-los cientes de que a Internet não é brincadeira. Não é só porque você está no conforto da sua casa que não corre o risco de ser assaltado. Eu sempre digo que a Internet é muito pior que a rua, pois se um ladrão abordá-lo você sabe que vai ter que entregar seus bens, e na Internet você nem sabe que um ladrão te abordou, isso quando não é você que entrega sua senha, seu cartão e seus dados diretamente a ele. No mais, digo que, caso não tenha certeza da veracidade dos fatos, pesquise no Google que com certeza você achará. Ah, caso não tenha o que fazer pra passar o tempo, brinque de procurar as lendas urbanas que já existem! Você vai encontrar desde a cura do cancêr e da AIDS até empresas dando celulares ou dinheiro. Um site muito útil: E-Farsas

Abraços a todos e todas, tenham um bom final de semana, um excelente fim de ano e nos encontramos na próxima postagem. Qualquer dúvida ou sugestão é só enviar um e-mail, e sem FW ou anexo de Powerpoint =P

Editado e revisado por Natália Carneiro (muito obrigado Nath!!)

2 comentários:

  1. essas coisas são pouco sinistras hein?? ainda bem q eu nao abro mais nada nos meus emails...
    ficou demais Bruno.... muito bom mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Menino, este blog agora vai para frente! Bem-vindo a equipe Bruninho! E já começou arrasando! Sobre esses e-mails em ppt um colega de trabalho ficou chateado comigo porque disse que não abro de jeito nenhum, ainda que eu conheça o destinatário. Sabe o que é, é que tenho a mania horrível de deixar a minha vida toda no computador e não fazer backup... (isso é que é gostar de viver perigosamente!)
    Beijos, querido! Parabéns pelo trabalho e Obrigada por tornar este blog bem melhor!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...