sexta-feira, 20 de março de 2009

Resenha: Watchmen


Finalmente! Terminei! E vi aqui cumprir minha promessa. Foi bom enquanto durou essa paixão, mas acabou e vou partir para próxima.
Esse romance começou da forma mais inusitada possível. LadyRepear mostrou-me uma foto de Jeffrey Dean Morgan vestido de Comediante e eu perguntei a ela em que filme ele iria ser um Irmão Metralha.
Acompanhando as notícias no Jovem Nerd, passei a ver mais detalhes sobre Watchmen, vi fotos dos personagens e me interessei. Descobri que era baseado em quadrinhos e lá fui eu atrás dos benditos. Deixei quieto. Ai vi o primeiro trailler e descobri que Alan Moore estava por trás dessa HQ. Uma luzinha se acendeu: A Piada Mortal! Comecei a ler a primeira HQ.


A linguagem densa e os quadrinhos intensos. Watchmen passou a ser uma experiência. Da primeira vez em que ouvi falar até o filme, foram mais de seis meses. No meio disso, ainda teve a batalha judicial e o filme saiu.
Fui ver com um pé atrás, não sabia o que esperar.


Fui surpreendida com a seqüência dos créditos e iniciais e fiquei deslumbrada. O restante do filme se desenrolou como se eu estivesse folheando os quadrinhos. Houve adaptações, claro e ainda bem. Personagens como o Capitão Metropólis que só apareceriam em uma cena e não teriam mais chance de receber uma explicação razoável, ficaram melhor de fora.

Alguns dialógos foram mudados, mas o que não deveria ter sido, foi o monólogo de Dr. Manhattan em Marte. Nessa oportunidade, se conhece sua história de vida, mas ele a conta de forma não linear, indo para o passado e futuro e com isso, gera uma pequena confusão de linhas de tempo e temos um vislumbre de como ele percebe o tempo: de forma simultânea.

SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER

A PARTIR DAQUI SE VOCÊ NÃO VIU O FILME OU LEU AS REVISTAS EM QUADRINHOS É MELHOR PARAR... NÃO ME RESPONSABILIZO!!!

A adaptação mais sensível e, na minha opinão, realmente pertinente, diz respeito ao final do filme. Nos quadrinhos, Adrian Ozymandias Veidt com a ajuda de artistas e cientistas cria um monstro mediúnico que será teletransportado para Nova Iorque e ao morrer solta um pulso mediúnico que matará metade da cidade e enlouquecerá parte dos sobreviventes e causará pesadelos em sensitivos no resto do mundo. A ameaça alienígena criada por Adrian fez com que Rússia e EUA deixassem as animosidades de lado e se unissem contra a ameaça comum extraterrestre. No filme, Ozymandias causa explosões usando a energia com características semelhantes às da do Dr. Manhattan e as duas potências mundiais se unem para lutar contra esse inimigo em comum. Eu achei bem mais plausível.


Quanto dos personagens, a caracterização ficou ótima, a despeitos das adaptações que se adequaram ao filme , com exceção de Ozymandias. O ator escolhido não ficou bem no papel, não convencia como Adrian, primeiro porque era franzino, feio e afetadíssimo. Tudo bem, fica difícil ser macho usando o uniforme lilás com uma tiara na cabeça, mas o Ozymandias do desenho é um atleta tipo ginasta olímpico (inclusive na cena da brochada de Daniel Coruja Dreiberg, na TV está passando uma apresentação de Ozymandias nas barras paralelas - HQ). Sem falar que o Adrian dos quadrinhos era mais velho. Destaque para Jeffrey Irmão Metralha Dean Morgan como comediante. Apesar de encher o saco da minha irmã, gosto desse cara como ator e adorei ele no filme. Detalhe: Por coincidência o nome do meio de Edward Blake, O Comediante é Morgan! Em relação a Dr. Manhattan, gostei muito da construção dele, apesar de algumas vezes ter a impressão de que o som e a boca dele não combinavam.


Rorscharch sem máscara

Por fim, Rorscharch ficou fantástico! De longe o personagem mais emblemático da história e é
uma pena que ele tenha morrido no final (snif!). Sem dúvida inesquecível. Quanto à Espectral... sem comentários, normal, passou batido... :)



O filme em si é belo, muitos detalhes do quadrinhos estão lá, desde o enquadramento das cenas às notícias do jornal. E o slow motion? Eu não me incomodei, a não ser naquela cena em que a Espectral cai do telhado e pousa toda tronxa no chão, fora isso, achei bem aplicado.



Mas o que eu entendo de cinema, né. Concluindo é um filme que divide opinião (meu pai detestou...), a minha é favorável e eu indico o filme, fazendo a ressalva de que é mais um filme de drama do que de ação e que os heróis que vemos no filme são seres humanos bem próximos a nós, principalmente em suas fraquezas e defeitos.



"Eu não estou preso com vocês, vocês é que estão presos aqui comigo!"

Abaixo os links para download das revistas.

Watchmen -01
Watchmen - 02
Watchmen - 03
Watchmen - 04
Watchmen - 05
Watchmen - 06
Watchmen - 07
Watchmen - 08
Watchmen -09
Watchmen - 10
Watchmen - 11
Watchmen - 12

4 comentários:

  1. AAA, tava ansioso demais para a sua resenha e adorei... Você é boa no marketing, rs... Muito bom o paralelo que você faz às hq's que eu to louco para ler e num to achando tempo... Mas parece que a experiência do filme é mil vezes melhor para quem já leu, vou fazer o mais breve possível... aaa (parei)

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, eu vi primeiro o filme e depois li. Mas pesquisei algumas coisas sobre os personagens e não fui no escuro... mas ler as HQs proporciou uma experiência ainda melhor, porque se você saiu da sala com aquele gostinho de quero mais, você se satisfaz um pouco nos quadrinhos.
    LadyReaper está me corrigindo e dizendo que ela me mostrou o J.D. Morgan de Comediante em 2007... Faz um tempão então!
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Melhores frases para mim:

    "LadyRepear mostrou-me uma foto de Jeffrey Dean Morgan vestido de Comediante e eu perguntei a ela em que filme ele iria ser um Irmão Metralha."

    Risos, muitos risos.

    "O ator escolhido não ficou bem no papel, não convencia como Adrian, primeiro porque era franzino, feio e afetadíssimo. Tudo bem, fica difícil ser macho usando o uniforme lilás com uma tiara na cabeça [...]"

    De acordo! Como não li a HQ, tava esperando até algum conflito de natureza existencial por ele ser gay em um mundo que talvez não o aceitasse.

    "Quanto à Espectral... sem comentários, normal, passou batido... :)"

    Nem gosto daquela atriz. Totalmente nhém-nhém-nhém.

    E, baseado no que vc disse, realmente o final do filme foi melhor.

    Posso só dizer que me apaixonei pela boca do Coruja?

    ResponderExcluir
  4. Obrigadinha Raquel!
    Quanto ao Coruja, a boca dele combina com o herói ! Pena que ele sem máscara é tão mais ou menos...just ordinary people...
    Isso me lembra um comentário que o Correspondente Anônimo fez sobre o Val Kilmer no papel de Batman. Ele disse que a boca do ator era a marca registrada dele... não importa se estava de máscara ou não, todo mundo sabia que ele era o Val Kilmer.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...