quinta-feira, 5 de março de 2009

O que define quem eu sou - meu comentário

foto
Bem, primeiro quero consignar minha indignação por ter pedido tudo que eu escrevi no comentário ao texto do Aluízio, porque minha net caiu. Como é muita coisa, vou colocar no post.
O que define quem eu sou é uma pergunta filosófica daquelas que faz a mente da gente entrar em parafuso.

Vamos ao nível celular. O que faz a célula se dividir? O que motiva o espermatozóide a seguir uma corrida alucinada em busca do óvulo e este fecundado dividir-se e formar um novo ser? Como uma célula sabe que nasceu para ser parte do olho e não da unha do pé? Uma combinação refinada de substâncias químicas desencadeia esse processo. Ok, mas quem decidiu essa combinação ou você acredita que um ser humano pode ter sido fruto do acaso? (ou pode?)
Somos bebês agora e compartilhamos o sangue de nossa mãe, somos um parasita (usando a expressão do Dr. House) para quem as mães escolhem lindas roupinhas. Os sentimentos da mãe nos são comunicados através das substâncias químicas que os traduzem. É o começo da influência externa. Então experimentamos emoções, mas sem que possamos associa-las a uma situação especifica. Nós já somos pré-programados (idéias e informações já determinadas)? Ou não, somos uma ''página em branco". Se somos me pergunto uma coisa: como o bebê sabe que precisa sugar o seio para conseguir leite? Imagine a situação: você não fala a língua das pessoas ao seu redor e elas te oferecem um aparelho que você nunca viu na vida. Como você explica como sabe usá-lo? De onde você conseguiu essa informação? Instinto? Será que já vem impresso no dna dos mamíferos? E se isso vem impresso e por isso pode ser transmitido, o que mais vem nessa receita? Sabemos que caracteristicas fisicas e algumas doenças são transmitidas pelos genes. Mas o que mais nos passa? Lembranças? Medos? Fobias? Acho que não. Estamos falando do que há de mais abstrato em nosso ser. Aquilo que nós só provamos que existe porque todos nós temos. O máximo que já consegui-se demonstrar de pensamentos foi a ativação de certas áreas do cérebro. Ai passo a para reencarnação: se levamos conosco todas as nossas experiências de vidas passadas - ainda que não lembremos - o corpo passa a ser um mero envólucro que em breve vamos abandonar. Isso implica dizer que há dentro dele, o que realmente podemos chamar de "eu" composto por uma consciência, uma inconsciência e um grande acervo de memórias? Me pergunto como a gente não se perde no caminho? O que mantém essas coisas unidas (se é que podemos falar assim)?
É metafísica demais para um post só.
Acho que nós temos algumas idéias pre-determinadas (vou chamá-las de instintos) e muito espaço em branco para acrescentar outras ao longo da nossa existência. O que nos define fisicamente é um conjunto de caracteristicas únicas (ainda no caso de gêmeos) influenciada pelo meio. O que nos define (não sei nem que palavra usar) em um aspecto não corporal é o conjunto de nossos pensamentos, lembranças, medos, fobias, consciente e inconsciente, igualmente influenciados pelo meio, pelas pessoas ao nosso redor, por nossas experiências sensorias, emocional e físicas. Essa é minha humilde opinião.
Obrigada Aluízio por me permitir essa reflexão e desenferrujar o lado filósofa.
Quanto ao primeiro ser... bem estou no escuro junto com você.

Um comentário:

  1. Karol,
    O que me intriga na construção dessa personalidade é, se nós vimos ao mundo como uma página em branco, quem ou o que determina o que vai ser escrito? Explico: pegue dois meninos de 2 anos. Um deles cai e acha engraçado, o outro chora e fica inseguro de usar o brinquedo de novo. Entende? É como se existisse um solo formado de diferentes componentes dentro de cada um de nós onde, pra cada pessoa, uma semente vai prosperar, dar frutos ou não. Mas sei que nem eu, ne vc e nem ninguém (só Deus) teria uma resposta exata pra isso. E nem era o propósito do post. Era só pra filosofar e instigar mesmo. Adoro questões existenciais.
    Beijão!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...