sábado, 10 de janeiro de 2009

O Dia que a Terra Parou

Numa bela noite, a Dra. Helen Benson (Jennifer Connelly) é arrastada de casa pelos oficiais do governo americano e jogada dentro de um avião junto com um monte de cientistas. Lá eles são avisados que um objeto não-identificado irá colidir em Manhattan em 78 minutos e eles precisam planejar as conseqüências, já que não é possível impedir a queda do objeto. Mas para sua surpresa, o objeto não causa destruição nenhuma, a esferinha apenas estaciona no meio do Central Park, trazendo o alienígena Klaatu (Keanu Reeves), que foi enviado como porta-voz de um conjunto de civilizações, para salvar a Terra de nós humanos... E de resto você já pode imaginar o que acontece... Caos, destruição, apocalipse, luzinhas brilhantes...

Esse é o enredo do filme O Dia que a Terra Parou (The Day The Earth Stood Still, USA, 2008), remake do filme de mesmo nome lançado em 1951, dirigido por Scott Derrickson.

Esse é o primeiro filme do ano pra mim. Tinha que ser com o meu queridinho, Sr. Reeves. Sinceramente, fui assistir por causa dele, porque o filme em si é um grande clichê.

Agora prestem atenção, não estou dizendo que o filme é ruim. Os efeitos estão geniais, o elenco é de peso (até o Jaden Smith, que você poderia pensar que só ta ali porque é filho do Will, fez um trabalho muito bom), a trilha acompanha o clima do filme... Mas simplesmente é uma idéia já batida e um enredo sem muitas mudanças dos clássicos de ficção cientifica que tratam do mesmo assunto: a invasão e a subseqüente destruição da humanidade por Alienígenas. Acho que a única coisa nova é a mensagem que de preservação do planeta.

Em geral, é um filme bom, entretém quem assiste, mas tem aquele ar meio forçado de tentativa de conscientização. Sério, dá até pra esperar o Al Gore aparecer de repente com um de seus discursos do documentário Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth, USA, 2006).



Quero detalhar um pouco meu comentário então a partir de agora, quem não quiser ver Spoiler melhor pular. Ainda mais, como eu sei que mesmo com letras garrafais e avisos insistentes de Spoiler, o pessoal ainda lerda e lê sem querer, eu vou escrever com fonte branca. se você estiver realmente interessado em seguir em frente com ou sem Spoiler, é só selecionar o texto.


Então vamos em frente!


Primeira coisa que quero ressaltar é o trabalho do pessoal da maquiagem. Caracas, o povo conseguiu tirar uns dez anos do Keanu Reeves e uns vinte da Kathy Bates. Impressionante! o povo tudo esticado pra aparentar o melhor pro apocalypse hehe...

Segundo: Jaden Smith, filho de Will Smith é um ator de primeira... também, com os genes do pai e da mãe, difícil não ser. o seu personagem Jacob é um pé no saco, mas é um pé no saco bem interpretado pelo ator mirim. Impressionou!

Os efeitos especiais estavam demais! Aqueles insetinhos de destruição total foram radicais. sem falar nas cenas das coisas sendo destruídas. Muito bem feito! Adorei. As esferas também estavam muito legais!


Agora o que me irritou é que como sempre, a invasão começa nos EUA. povin mais prepotente esses norte-americanos. Pior... esses aliens tão inteligentes, há séculos observando os seres humanos já deveriam saber que iriam conseguir zero colaboração desses americanos whatever que só acham que sabem de tudo mais só ferram as coisas! eu fico triste... muito triste rs.(piada interna =P) Mas o que se pode fazer? é um filme Hollywoodiano, claro que eles colocam os EUA no centro do universo.

BTW, aquele presidente dos States, fazendo besteira, ordenando um ataque quando sabe que não vai adiantar nada... seria uma alfinetada no Bush??? afinal, quando o filme foi gravado os resultados da eleição não tinha saído, sem falar que o discurso do filme é muito semelhante ao do Al Gore, mas com a cara muito, mais muito, mais muito mais bonita! Keanu *----* (perdão pelo momento de distração... rs)

O Klaatu se convenceu de poupar a Terra muito rápido. só umas lagriminhas da Jennifer Conelly encima de um Jaden Smith moribundo e o alien kickass ala Neo (Neo do Primeiro filme) do começo do filme vira um bunda mole como o... Neo (mas dessa vez nas seqüências furadas e desnecessárias de Matrix). Gostei não... era para ter observado mais e detonado tudo anyway!

É... acho que é só.... too bad que eles mataram o Kyle Chandler... tudo bem que ele era um covarde, mas ele era um covarde bonitão... rs.... anyhow.. se fosse o Eric Taylor tinha dado o maior discurso nos E.T.s... mandado correr o campo 10 vezes e mais uns 20 wind sprints e aí o eles iam saber o que é ser um Panther...

hehehehe não entendeu???? deixa pra lá... tá na hora de ir dormir!




2 comentários:

  1. Karol,
    eu não sabia que era um remake. Engraçado que fui assistir por duas razões que me compelem sempre a ir ao cinema: Keanu Reeves e o filme ser sobre o tema ficção + filosofia (ou algo afim que te faça refletir sobre seu lugar nesse mundo). Você tem razão, é meio clichê, mas ainda assim, achei que valeu a pena apesar dos momentos inverossímeis.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Nota 2: eu como um quase analfabeto digital adorei o texto cifrado. Há alguns anos tu teria me dado um texto escrito com tinta feita de suco de limão pra eu escurecer no fogo, right? Com o advento da internet, pra quê desperdiçar um fruta? Passa o mouse aí, cão!!! E ainda p... da vida com o povo chato que não sabe que diabo é spoiler!!!!! Eu não sabia também... ;-( desculpa, Karol!
    Please do keep on feeding me with your bittersweet clever remarks!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...