quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Livro: O poderoso chefão


Eu nunca gostei de ver um filme adaptado antes de ler o livro que lhe deu origem. O Poderoso Chefão, ou melhor, O padrinho (convenhamos Poderoso chefão ficou bem melhor, né?) na tradução literal do título literal foi a exceção. Ainda não terminei de ler, é bem verdade, mas como já vi os três filmes e já li boa parte da obra, posso me arriscar a fazer alguns comentários nada pretensiosos, afinal, sou leiga.
Meu Deus, eu estou tão séria hoje... nem parece que sou eu... bem voltando. Essa versão que vocês vêem ao lado é uma edição da BestBolso com um preço razoabilíssimo de R$ 19,90 (mas que eu comprei por um preço ainda mais amável). Sem mais enrolações.
O livro trata da história de Don Vito Corleone, seu império e seus filhos. Homem de muita influência, comandava uma das cinco Famílias da Máfia em Nova York. De fala macia e muito persuasivo, o Don tem ao seu lado o consiglieri (conselheiro) Tom Hagen, seu filho adotivo que gera polêmica entre os sicilianos em razão de sua descendência irlandesa; seu filho mais velho Santino, chamado de "Sonny" - filhinho, de temperamento explosivo, o que contratasta com sua bondade natural; bem como os caporegimes (capitães) Clemenza e Tessio. Os outros filhos são Michael, Frediee ou Fredo e Constanza (Connie). Fredo não tem muito prestígio frente ao pai. Michael rompeu com a família quando se alistou para exército, mas como o futuro é uma caixinha de surpresas, será o sucessor de seu pai como Don, e Connie, bem, ela é mulher, o que não permite o seu envolvimento nos "negócios" da família.
Don Vito é chamado de o Padrinho, ele resolve o problema das pessoas que lhe procuram em troca de sua amizade e da reciprocidade de favor.
Frases como "eu farei uma oferta que ele não poderá recusar" dão uma idéia do poder de convencimento desse homem.
O livro é fantástico. A história é interessante e prende sua atenção em todos os momentos. Os personagens principais são bem construídos e as descrições das cenas são cinematográficas. Um dos destaques para a trama é o raciocínio dos mafiosos, como cada atitude do adversário é vista e interpretada. Ouvi dizer que o abraço é invenção dos mafiosos, que assim faziam para verificar seu o "amigo" não estava armado. A vantagem de lê-lo depois do filme é que os personagens passam a ter rosto.
Dos filmes, eu gostei muito do primeiro, em razão da atuação inesquecível de Marlon Brando. A fala, os trejeitos, o modo de andar, tudo se encaixava no personagem. Deve confessar que fiquei apaixonada pelo Robert Durvall (com cabelo!) com Tom Hagen.
Não deixem de ler. Do tamanho desse texto dá para notar minha empolgação com o livro, né. Bem, abaixo seguem algumas citações do livro.
*Um dos personagens do livro que é recebi por Don Corleone durante o casamento de sua filha tem o mesmo sobrenome do diretor do filme.
*Mário Puzzo fez o roteiro de Superman e Terremoto, bem como o próprio roteiro da Trilogia Poderoso chefão.
"Aprendera há muito tempo que a sociedade impõe afrontas que devem ser suportadas, confortadas pelo conhecimento de que neste mundo chega o momento em que o mais humilde dos homens, se conservar os olhos abertos, pode vingar-se do mais poderoso."
"_Santino, nunca deixe nenhum estranho à Família saber o que você pensa. Nunca deixe alguém saber o que pensa intimamente." [Don Corleone a seu filho, depois da reunião com Virgil Sollozzo]
"_Os italianos - prosseguiu Hagen - têm uma piada sobre o fato de que o mundo é tão duro que um homem precisa ter dois pais para cuidar dele, e esse é o motivo por que eles têm padrinhos. (...) Quanto a procurá-lo novamente, o Sr. Corleone é muito sensível. Ele nunca pede um segundo favor quando lhe recusam o primeiro" [Hagen a Woltz explicando a relação entre Don Corleone e Johnny Fontaine, cantor a que Woltz não queria dar um papel em seu filme]

2 comentários:

  1. Karol! Fiquei muito feliz em ver seu post aki (antigo por sinal), meu nome é Júnior e sou fã número 1 da saga Corleone, do tipo de decorar as falas e tals, hehehee. São filmes essenciais q todas as pessoas deveriam assistir, nos ensinam diversos valores além de trazer todo o romantismo da "mafia" com a valorizacao da familia. Espero q vc ainda poste por aki, estou pensando em escrever um livro sobre a trilogia e estou convocando pessoas q gostem do tema! Abs.

    ResponderExcluir
  2. Caro Júnior,
    A máfia é um tema que causa admiração e repulsa ao mesmo tempo, por isso é tão intrigante e envolvente. Há três semestres estou fazendo o curso de italiano e muitos dos termos usados ficaram bem mais claros para mim. Minha professora indicou um livro chamado "La Mafia spiegata ai ragazzi" de Antonio Nicaso. Acho que seria interessante que você desse uma olhadinha.
    Por favor, me mande notícias do seu livro! Farei questão de ler e fazer um post aqui!
    Um grande abraço! Muito sucesso!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...