segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Filme: O Curioso Caso de Benjamin Button




Lá vou eu me arriscar de crítica de cinema, já que LadyReaper debandou-se para seu próprio blog e nos abandonou... Por outro lado, ela não vai assistir esse filme, então sobrou para mim. Ai, ai!
Esse filme abriu oficialmente a temporada de filmes para mim. Eu adorei, mesmo! Digo o porquê.
1. A idéia. É daquelas que você pensa: "Por que raios eu não pensei nisso antes?" Uma pessoa que nasce velha e vai rejuvenescendo! Um pequeno bebê com aparência e todas as moléstias de um velhinho de 80 anos, que ao longo do tempo vai ficando cada vez mais jovem.
2. O enredo. A história de Benjamin é contado no leito de morte de Daisy. O pai de Benjamin, ante a morte da esposa e a aparência de seu filho, o abandona às portas de um asilo, onde o bebê é acolhido. Benjamin é criado entre pessoas idosas e tratado como tal, apesar de ainda ser uma criança. Conhece Daisy e tornam-se grandes amigos. Como em qualquer boa história de amor, os dois seguiram caminhos bem diferentes. As descobertas de Benjamin sobre a vida são um presente à parte, bem como o que ele comentou sobre elas. Bem como um dos idosos (Eu já lhe contei que fui atingido sete vezes por raios?)
3.Os efeitos. O envelhecimento e o rejuvenescimento dos personagens é fantástico e incrivelmente palpável. É como se o tempo tivesse sido vencido. Quando Brad Pitt aparece superjovem, a platéia feminina ia a loucura (eu junto, discretamente, já o Corresponde Anônimo estava do lado ;] ). Cate Blanchet não fica atrás, deslumbrante como a bailarina Daisy jovem.

A história é cativante, bem como cada um dos personagens. E ainda nessas circunstâncias notavelmente diferentes, uma verdade permanece imutável: o tempo é implacável. Não importa em que direção ele corra.

Eu não vou falar de diretores, produtores e o escambau, não porque eu não os valores, na verdade eles fizeram um bom trabalho. Mas eles devem permanecer dos bastidores fazendo a magia e só.

Foto spoiler! Só veja depois de ter visto o filme, para não estragar a surpresa.

3 comentários:

  1. Ai, estou louca para ver esse filme. O Pablo Villaça do Cinema em Cena já o havia recomendado antes mesmo de resenhá-lo. Ele é baseado num conto, né? Esqueci o autor...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita lá no meu mundo! Gostei dos textos por aqui e voltarei com mais calma.

    ResponderExcluir
  3. Vale muito a pena! É fantástico. Não me prolonguei mais nos comentários, porque sou bocão e podia deixar escapar alguma coisa!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...