terça-feira, 21 de abril de 2009

Manual do Hóspede

Receber visitas, em regra, é bom, salvo quando você tem que agüentar aquele hóspede superchato que dá trabalho e só atrapalha a sua vida. Minha casa vive a maior parte do tempo cheia de gente, então eu me arrisco a dar alguns bons conselhos a quem deseja ser um hóspede nice guy, que todos pedem para voltar.

1.Sempre, mas é sempre mesmo, informe ao seus anfitriões quanto tempo pretende ficar. Lembre-se: apesar de você até ser a pessoa mais legal do mundo, ter gente diferente em casa sempre muda a rotina da família. Se for convidado a ficar mais tempo, sem pro. Mas nada de ficar prolongando a estadia, fazendo os moradores da casa colocar vassouras atrás das portas.

2. Informe-se dos horários e hábitos da casa. Hora das refeições, saída dos passeios e demais compromissos combinados. Não tem coisa mais chata do que perder o evento porque alguém se atrasou. Não vacile! Procure acordar em horário razoável para tomar o café da manhã com os anfitriões e ficar por dentro da programação do dia, mas principalmente para a mesa do café não ficar posta só para você... Se informe dos telefones da casa, os de emergência e saiba a quem recorrer quando algo de grave acontecer. Na dúvida, sempre pergunte.

3. Ainda que você seja superbagunceiro e desorganizado na sua própria casa, adote a postura de um soldado raso: mantenha o seu quarto impecável. Assim, nada de cuecas e calcinhas em cima das cômodas, roupas sujas espalhadas pelo chão, cama desarrumada. Se você está acomodado em uma suíte, mantenha seu banheiro limpo (principalmente os meninos!). Cheque se há papel higiênico e evite situações constrangedoras.

4. Se você tem restrição quanto ingestão de determinados alimentos (ou simplesmente não os suporta) avise com antecedência e evite ter que enfrentar um choque anafilático para não fazer desfeita e comer aquele vatapá com camarão que fizeram especialmente para você.

5. Ainda falando em comida. Se você come algum alimento em especial, não esqueça de levá-lo com antecedência ou comprá-lo ao chegar no local. Ofereça sempre aos anfitriões e nada de explodir de raiva (publicamente) se alguém devorar o seu pudim e você só descobrir na calada da noite, quando ia assaltar a geladeira.

6. O último tópico sobre comida: sempre que você comer a última porção de qualquer alimento e este acabar, avise ao pessoal na casa. Nada mais chato do que a surpresa de está sem ovos, quando metade da massa do bolo já está pronta! Se puder, reponha você mesmo!

7. Sempre que possível (e que couber na mala) leve todos os apetrechos que você pretende ou precisa usar durante a estadia: lençol, toalha de corpo e rosto, xampu, condicionador, sabonete, escova de cabelo, escova e pasta de dente, prestobarba, absorvente íntimo, desodorante, perfume, calção de banho, biquini, sandália, etc. Leve ainda para emergência: kit de costura, tesoura, alicate e serra de unha. Além de seus remédios rotineiros, não esqueça de antiácidos, analgésicos, antitérmicos, entre outros. E assim, evite ter que pedir emprestado. Isso inclui também livros, computador, caderno, mp3/mp4/mpn² e assim vai.

8. Ajude em casa. Faça alguma atividade doméstica para ajudar os anfitriões. Vale tudo: lavar a louça, varrer a casa, cuidar do pivete, ir fazer compras, lavar o carro, levar a vovó na missa.

9. Cuidado com as suas visitas. Sempre que pensar em convidar alguém para a casa/apartamento/barraco onde você está hospedado, pergunte aos anfitriões se eles permitem e se isso não os incomoda. Nada de visitas para pernoite, salvo em casos estritamente necessários e mediante permissão previamente concedida. No caso de pernoite, nada de virar a noite conversando, bebendo e gritando, a não ser com os donos da casa. Mas, acima de tudo, nada de sessões de sexo selvagem que incluam gritos estridentes e camas quebradas no dia seguinte. Preserve o sossego da casa e sua reputação.

10. Lavar roupa é medida de emergência: vale para aquela camisa que manchou de molho, ou aquela calça branca que sujou de graxa. Assim, é melhor sempre trazer roupa íntima suficiente para os dias da viagem do que pendurar aquela cueca com "freada" e calcinha furada no varal para quem quiser ver. Obs. Usar o sabão com moderação. Nada de esquecer o negócio de molho na água e manter a pia ocupada e ter cuidado para não molhar a área de serviço.

11. Cuidado com barulho. Nada de ouvir som nas alturas. Nada de celulares com campanhias estridentes que acordam até os mortos! Ainda mais na horas típicas de descanso.

12. Na hora de ir embora, cheque se você recolheu todas as suas coisas. Faça um checklist e confira tudo. Não esqueça das roupas/toalha no varal. Sandálias embaixo da cama, escova de dente no espelho do banheiro. Arrume o seu quarto. Agradeça e se despeça de todos na casa.

Afe, vocês devem estar me achando a anfitriã mais chata do planeta, fico pegando no pé por qualquer detalhe... Já fui hóspede mais vezes na minha vida do que desejei e procuro cumprir a risca todas as dicas que dei aqui. É sério! Vale a pena! É bom para você e para os outros. Para mim, tem funcionado! Ninguém deixa de me convidar!

foto: http://img21.imageshack.us/img21/9286/malacheia.jpg

8 comentários:

  1. Correspondente Anonimo21 de abril de 2009 às 18:28

    Principalmente, nao esqueca a toalha. Já dizia Douglas Adams: "Tudo o que você precisará quando o universo acabar é de uma toalha".

    ResponderExcluir
  2. Karol, acho todas as dicas válidas meeesmo! É como vc disse: faça por onde querer ser recebido de novo.
    Mas algo me diz, pela minúcia de regras, que elas retratam situações que algum(ns) hóspede(s) mala te fez(fizeram) passar e tu, p da vida, enumerou mentalmente a lista do not-to-do! Ha, ha!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. ohh como a gente sabe exatamente o q fazer ou não fazer na casa dos outros hein?? especialmente considerando que nossa casa já foi quase um Hotel/Point de Festas durante um tempo! Esse tipo de coisa a gente não erra mais! huahuahauhauhua

    ResponderExcluir
  4. Foi certeiro Aluízio, como Dona Madame LadyR Mc falou, tivemos muitos, mas muitos hóspedes em nossa casa. O top 3 das regras descumpridas é:
    A nº. 1, teve gente que ia passa um mês e ficou um ano e meio por aqui...; n.º3, o problema do banheiro era tão grave e o mal cheiro tanto, que da sala dava para sentir, já imaginou o drama, e olha que era uma mala fêmea e adulta e nº7, essa era uma das piores, a gente fornecia até os absorventes da dita mala.
    Todo final de ano eu me hospedo na casa do Correspondente Anônimo, nas primeiras vezes, pequei por descumprir a regra nº. 4 e tive que comer beterraba que odeio... mas hoje em dia, quando eu chego já tem todas as comidinhas que eu gosto, e eu já ganhei até a chave da despensa! Muito auspicioso! :) Mas é sério, adoto a filosofia não faça o que você não gostaria que fizessem com você. Eu sou daquelas que põe a vassoura atrás da porta...

    ResponderExcluir
  5. eu sou daquelas que mandaria capar o gato.. o.O mas eu poderia ser deserdada se dissesse naquela época! huahuahauhau

    ResponderExcluir
  6. Anotado. Vou prestar atenção da próxima vez que me hospedar no Château Marcos. :o)

    ResponderExcluir
  7. Eu hospedo gente na minha casa pelo menos duas vezes por ano, das dicas elencadas, eu acho que nenhuma foi desobedecida pelos meus hóspedes... eu tenho uma sooooorte danada com amizades... :-)

    ResponderExcluir
  8. Realmente, ter bons hóspedes é muita sorte! Às vezes, amizades de tempos imemoriais são abaladas por causa de uma hospedagem mal executada. Apesar dos diversos problemas, tive alguns poucos bons hóspedes que me possibilitam acreditar que ainda há jeito.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...