domingo, 19 de abril de 2009

Depende de você


Where you’re looking at
Has a lot to do
With what you’re looking for

Autor desconhecido

Há alguns dias fui almoçar com um velho amigo e, como quase sempre acontece, depois de rirmos muito e nos atualizarmos das conquistas, aflições, desejos, angústias e alegrias, o assunto desaguou no tema psicologia. A conversa fluía quando ele então mencionou que sua terapeuta na última sessão havia afirmado que, dadas as devidas reservas (acidentes, fatalidades etc.), nós somos responsáveis por tudo que nos acontece. Me causou uma excitação ouvir aquilo, mexeu com meus brios. Nos despedimos e eu não parava de pensar na responsabilidade que aquela afirmação dava para cada um de nós. Foi confortante/intrigante/desafiador/assustador me lembrar de que está nas minhas mãos o rumo que minha vida vai seguir.

Warning!!! Esse post não é um resumo do livro O Segredo! Realmente não sou adepto ao viés materialista e exageradamente fantasioso dado ao tema pela autora. Detesto livro que vende fantasias vazias e que só têm como finalidade enganar os tolos e enriquecer o autor. Contudo, depois de tanto girar em torno desse assunto, muitas vezes sem nem mesmo me dar conta de que se tratava disso, para mim hoje é pacífico aceitar que algo que você deseja com todo seu ser irá provavelmente se realizar. Não falo de sonhos malucos sem base real, sem esforço pessoal, sem um caminho trilhado naquele sentido. Tenho certeza de que se a partir de amanhã eu repetisse como um mantra 500 vezes ao acordar que serei o próximo Bill Gates, isso nunca se tornaria realidade, pelo fato de a minha realidade interior não contribuir em nada pra isso: não tenho afinidade com softwares, nem espírito empreendedor, não sou visionário etc. O sonho que deve ser realizado é aquele que está dentro de cada um. Esse, sim, tem grandes chances de se tornar real. O riquíssimo documentário “Quem somos nós?” aborda, dentre vários assuntos altamente relevantes, o resultado fático, físico e prático de se acreditar em algo com todo o ser e as consequências do otimismo e do pessimismo. Num determinado momento, um dos palestrantes explica que o pensamento positivo às vezes nada mais é que uma fina camada de verniz sobre o pensamento negativo predominante. Explique-se: se eu preciso todo os dias olhar no espelho e afirmar pra mim mesmo sorrindo “eu não sou burro”, provavelmente é porque existe uma voz ou um histórico de situações que já me convenceram do contrário, senão eu nem estaria trabalhando essa questão. Eis o porque da falibilidade dos livros de auto-ajuda que restringem-se a lhe dizer “você é um vencedor!”. A base de crenças pessoais positivas precisa ser real pra que algum sonho germine ali.

Passeando pelo site da BBC vi a seguinte notícia: “O famoso poster de campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de autoria do artista de rua de Los Angeles Shepard Fairey foi o vencedor do prêmio de design britânico Brit Insurance Design Award 2009”. Realcei a parte “artista de rua” para chamar atenção ao fato. Esse homem criou, com sua paixão, o pôster da campanha do atual presidente dos EUA. Provavelmente ele não almejava a fama fazendo isso. Acredito que ele mais uma vez quis fazer o que ama: um trabalho no qual pusesse toda sua sensibilidade e paixão. O resto foi consequência.

Mais uma história de triunfo do talento anônimo que foi campeã de acessos no YouTube semana passada foi, na minha opinião, esplendidamente comentada pela Raquel no seu blog Reflexos, no post intitulado “O valor de Susan Boyle”. Quantas mulheres desempregadas de 47 anos, sem visual comercial, sonharam com uma chance de mostrar seu talento? Aquela sonhou, acreditou e tentou.

Esse tema realmente me fascina, intriga, mas é muito complexo para ser abordado em poucos parágrafos de uma postagem. Acredito que ele requeira mais aprofundamento, o que certamente farei em outros textos, mesmo que indiretamente. Beijos e abraços a todos!

Não existem sonhos impossíveis. O que existe são pessoas incapazes de lutar por seus sonhos.

5 comentários:

  1. ...força de vontade é uma dos sentimentos que realmente invejo em quem têm e ao mesmo tempo sinto um profundo orgulho de pessoas que conseguem realizar seus sonhos pela a via mais natural possível que é: LUTAR POR ELES!!!

    Adorei o texto meu querido amigo.

    Iran.

    ResponderExcluir
  2. ...força de vontade é uma dos sentimentos que realmente invejo em quem têm e ao mesmo tempo sinto um profundo orgulho de pessoas que conseguem realizar seus sonhos pela a via mais natural possível que é: LUTAR POR ELES!!!

    Adorei o texto meu querido amigo.

    Iran.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso, Aluízio! Ganhei de presente "O Segredo" de uma pessoa que não deve saber nada de mim... A premissa de que "você é um vencedor" só faz sentido se você trabalhar para chegar lá. Na yoga, aprendi algo que sempre levo comigo: o princípio da não-violência. A primeira vítima que você deve proteger é você mesmo. Então nada de atribuir a si mesmo adjetivos pejorativos. Acho que não é suficiente ficar repetindo "eu serei milionário" e ficar em casa de bobeira, mas colocar na cabeça que você é um fracasso e um incapaz não ajuda em nada. É preciso ver os nossos erros como uma forma de evoluir e mudar, apesar de não ser fácil. Meu pai me ensinou que você deve buscar ser o melhor em qualquer coisa que você faz, seja fazendo bolo, seja construindo prédios, seja tratando pessoas. Não importa. Lembra do Johnny Walker o whisky? Keep walking! Sempre em frente!

    ResponderExcluir
  4. Ponto de vista BRILHANTEMENTE exposto. Essa questão da responsabilidade por nós mesmos é uma coisa que me intriga e me assusta, principalmente quando vejo que, se minha vida não está no caminho que acho que deveria estar, é por causa das MINHAS escolhas.

    Valeu, Aluízio. Depende de mim. Sem dúvida.

    p.s. Menção ao Reflexos! Que honra! :o)

    ResponderExcluir
  5. A qualidade do texto é ótima e a discussão apresentada aí é melhor ainda. Endosso tudo o que lá está.
    Não tem jeito, por mais que tentemos colocar a responsabilidade na mãe, na infância, nos colegas de trabalho, na cidade, no destino... a vida que temos ou a que deixamos de ter sempre será obra nossa.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...