quarta-feira, 1 de abril de 2009

Livro: O médico e o monstro


Você pode até não ter lido o livro, mas provavelmente conhece essa história clássica que explora a dualidade do bem e o mal no âmbito do ser humano. Um cientista desenvolve uma poção que cindiu o bem e o mal dentro dele como duas personalidades diversas. Eu comprei esse livro por diversas razões: a primeira, porque é um clássico da literatura mundial, segundo, porque estava baratinho, terceiro, senti uma necessidade de conhecer a história original. Surpreendi-me, apesar de manter a essência, a forma do desenrolar da trama é bem diferente do que eu imaginava. Em primeiro lugar, somos apresentados a Mr. Edward Hyde (a cujo primeiro nome só atentei nessa leitura) para só depois e bem depois conhecer Dr. Jeckyll. Mr. Utterson nos conduz a maior parte da narrativa (em terceira pessoa) até finalmente descobrirmos a natureza da ligação de Mr. Hyde e Dr. Henry Jeckyll que na verdade eram uma só pessoa.
O que mais me surpreendeu foi a descrição de Mr. Hyde como uma pessoa com uma deformidade que não se conseguia apontar. As pessoas que com ele se deparavam, sentiam repugnância de sua presença. Ele era a própria personificação do mal puro liberto de todas as rédeas morais. No relato contado por Dr. Jekyll, este afirmava que na primeira transformação notou a baixa estatura de Mr. Hyde em contraste com a alta, pensando tratar-se de uma ausência de desenvolvimento dessa sua parte. E conforme o tempo passava, Hyde desenvolvia-se fisicamente e tornava-se cada vez mais forte, tanto que Dr. Jekyll passou a ter medo de adormecer e ser tomado pelo seu outro Eu.
Recomendo este livro que é curto e de leitura rápida, mas que possibilita diversas reflexões sobre a natureza humana. Eu, particularmente, vejo bem e mal como complementares e não como opostos que se excluem. É um sistema de pesos e contrapesos que se regulam mutuamente. Minha inspiração filosófica está fraca hoje e meus devaneios param por aqui.

8 comentários:

  1. definitavemente complementares... humanos sao seres ambíguos! tenho q ler esse depois, porque crime e castigo já desisti.... hehe

    ResponderExcluir
  2. É um livro muito bem feito e interessante... Fala da dialética de ser humano de uma forma muito explícita e diferente mas pede que interpreteo-as (falei certo?) de forma muito mais profunda e subjetiva... Sensacional...

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa história, Karol. Assisti umas três vezes a última versão dele pro cinema (O segredo de Mary Reilly) que foi narrado sob a ótica da empregada (interpretada pela Julia Roberts). O autor foi muito preciso criando de maneira extremada os dois seres que habitam o mesmo corpo: um assassino e o outro humanitário. Acho genial.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma curiosidade pra contar sobre esse livro. Acredita que comecei a ler o livro na minha infância, e somente conclui na faculdade? Explico: no colégio, havia uma bibliotecária, Dona Fransquinha, que me dava alguns livros pra ler. Quando ela notou que eu estava com esse livro, o agarrou de minha mão, e não deixou mais eu ler sequer uma página. O livro simplesmente desapareceu da Biblioteca. E olhe que eu estava no final do primeiro capítulo. Somente fui terminar a leitura já na faculdade. Talvez esse acontecimento tenha postergado o conhecimento dessa ambiguidade que é o ser humano.

    ResponderExcluir
  5. Oi Edson, obrigada pela visita. Já passei por algo parecido só que foi em relaçao ao livro "Perfume: a história de um assassino" de Patrick Süssekind. Encontrei-o por caso entre os livros da pequena biblioteca do colégio em que eu estudava em Limoeiro do Norte (interior do Ceará), li boa parte do livro, mas não consegui renová-lo porque havia reserva. Depois disso, nunca mais o encontrei. Só consegui terminar o livro na faculdade também. E acho que talvez tenha sido bem melhor assim, já que eu estava bem mais madura para compreender o desfecho do livro. Cada vez mais acredito que as coisas acontecem no tempo certo.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Cara esse livro e muito bom cheio de suspense e de mistério maravilhoso muito bem feito..........

    ResponderExcluir
  7. o inicio é meio chato! mas depois fica super legal! SHOW

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...