sábado, 2 de maio de 2009

Navegador


Sempre fui meio conservador no que diz respeito a mudar de hábitos incorporados. Coisa de velho, acho. Como a maioria dos computadores já vem com o navegador Explorer instalado, nunca havia experimentado outro. Aliás, só me dei conta de que existiam outros quando um grande amigo meu me via usando o Explorer e dizia "por que tu não experimenta o Mozilla?". 

Como uso o Google como ferramenta de pesquisa, não teve como fugir do apelo do Google Chrome, tava lá estampado me chamando. Depois que pesquisei um pouco as opiniões e vi a demonstração no YouTube, resolvi experimentar. E não é que eu estou gostando? Ele tem um layout simples e bacana e, dentre outras pequenas vantagens que oferece, se você por exemplo digitar um termo diretamente na barra de endereços (sem precisar abrir uma página de pesquisa), ele já vai dando sugestões dos termos mais pesquisados lá mesmo. Fora isso, quando você abre o navegador, ele já mostra no canto direito as últimas páginas mais acessadas como forma de atalho e, diferente do Explorer (mas tal qual o Mozilla), novas janelas são abertas numa aba acima, como numa agenda telefônica (pra quem nunca viu no Mozilla). Enfim, espero que ele não dê tantos erros quanto o Explorer. Abaixo estou postando a matéria publicada na Revista Info (Editora Abril). Até a próxima!

GOOGLE CHROME BETA

"O novo beta, dizem os engenheiros, é cerca de 25% a 35% mais rápido que a versão estável para carregar páginas e processar scripts. Isso acontece porque o código fonte do software foi aprimorado e ganhou mais compatibilidade com os padrões atuais da internet.

O navegador também apresenta novos recursos que estarão somente na próxima versão do programa. Entre eles estão o zoom das páginas web e o que reajusta a tela do PC quando uma aba é arrastada para o desktop. Outros dois recursos implementados no beta são o de scroll automático e autocompletar.

Esse não é o único beta do Chrome disponibilizado para download. Recentemente, a empresa lançou uma versão da segunda geração do software para os desenvolvedores de aplicações e entusiastas testarem."


11 comentários:

  1. Correspondente Anônimo2 de maio de 2009 às 10:39

    Como se nao bastasse a google saber o q vc procura, (orkut) quem voce eh, quem sao seus amigos, suas preferencias, (google maps/earth) onde vc mora, de onde vc vem, para onde vc vai, (gmail) ter acesso a todos os seus emails, (google agenda) o q vc vai fazer a q hrs, (picasa) ter todas as suas fotos, (gtalk) monitorar as suas conversas, (google docs) ter seus documentos mais importantes, (iphone) e poder saber até as suas conversas faladas, agora ela vai saber q paginas vc acessa... lindo isso, neh!

    ResponderExcluir
  2. Também tenho um apego enorme aos hábitos. Quando meu irmão instalou o Mozilla, passei ainda quase um mês com o Explorer só de teimosa.

    Eu via esse símbolo do Chrome e me fazia de cega...

    Obrigada pelo lindo comentário no meu último post. bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu uso o mozilla e me dou bem com ele. Achei o GC muito bonito e tal, mas levando em conta que em breve o Google vai virar Skynet e vai tentar dominar o mundo mandando Terminators a torto e a direito, eu procuro usar o menor número possível de serviços da Google. Mas quem sabe um dia? Só para matar a curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. Bem, quanto ao comentário do Correspondente Anônimo, gostaria de dizer que encaro a ferramenta do GC que registra as páginas acessadas simplesmente como mais uma facilidade para o usuário. E o fato de o google chrome abertamente demonstrar que as páginas visitadas pelos usuários podem ser (e são) monitoradas pelo proprietário do navegador, não me diz que o Mozilla e o Explorer não façam o mesmo. Ou será que se alguém acessar páginas de pedofilia usando outro navegador irá ficar anônimo? Creio que não. Em se tratando de uso de internet, acho que qualquer coisa pode ser rastreada e monitorada e acredito que a finalidade do rastreamento do chrome não me prejudicará. Provavelmente ela deve ter os mesmos fins comerciais de toda ferramenta gratuita da internet: traçar um perfil de preferências do usuário para depois "sugerir" produtos.

    ResponderExcluir
  5. Correspondente Anônimo4 de maio de 2009 às 09:07

    Aluízio, é exatamente isso q eles querem q vc pense... q eh um beneficio para vc.

    um amigo meu falou, recentemente, q a google lancou um novo servico: ela mostra todas as paginas q vc visitou enquanto estava logado no gmail/gtalk. detalhe: ele tem gmail desde 2003/2004, e lah estavam TODAS as paginas q ele visitou, q ele nem sabia mais q tinha visitado. a google sabia. e era segredo. se eles, secretamente, sabiam as paginas q vc visitava, imagina o q, secretamente, eles sabem mais?

    soh completando o meu comentario anterior, qd vc usa esses servicos da google, vc dah todas aquelas informacoes de graca, sem nem se tocar do q tah fazendo.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu sei que não tem nenhum inocente nesse ramo, Correspondente. E sei também que ao oferecer um navegador "gratuitamente", o proprietário deste tem que ter de alguma forma seu retorno. E certamente uma das formas é monitorando preferências dos usuários para traçar perfis e, com isso, criar um público-alvo para diversos tipos de produtos ou para futuros projetos.
    Quanto ao benefício das páginas visitadas, o explorer tem o mesmo recurso na opção HISTÓRICO, ou seja, ele também registra pra vc as páginas que vc mesmo visitou. A única diferença é que o GC dispõe a mesma informação de uma maneira aberta e esteticamente arrumada na página principal.
    A não ser que eu esteja sendo muito "teoria da conspiração" (rs!), tenho certeza de que estamos sendo vigiados o tempo todo, não tem como fugir, seja qual for o navegador que usarmos. Como é q a Polícia Federal rastreia determinados crimes pela internet, tais como tráfico ou pedofilia? É pelo mero acesso (seja lá por que navegador). Sei que nem mesmo o conteúdo dos emails está a salvo. De qualquer forma, valeu pelas dicas ;-)
    Abraço!

    PS: removi a postagem anterior pq sem querer colei um texto que não tinha nada a ver ;-)

    ResponderExcluir
  8. Correspondente Anônimo5 de maio de 2009 às 09:27

    na verdade, aluizio, as vezes acho q eu exagero nas teorias de conspiracoes... mas, eh sempre bom tomar cuidado com tudo o q se faz nas internets da vida, essa eh a dica mais importante...

    esse post deu no q falar...

    ResponderExcluir
  9. Acho que o Correspondente Anônimo nunca comentou tanto em toda sua vida quanto nesse post. Aluízio, você conseguiu um milagre! Daqui a pouco a gente convence ele a abrir uma conta no google e participar oficial do blog, hein!

    ResponderExcluir
  10. Correspondente Anônimo6 de maio de 2009 às 09:02

    Sonha...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...