terça-feira, 19 de maio de 2009

Aceita uma barra de gergelim com semente de girassol?


Vem cá, fui eu que acabei de chegar de outro planeta e não fui avisado de que o alimento servido aqui na Terra pode me matar rapidamente ou as pessoas estão exagerando um pouquinho em termos do que é viver de forma saudável? Resolvi escrever este post não pra dizer que meu estilo de viver é o certo, mas pra afirmar que em determinados momentos eu prefiro ter prazer a ser saudável quando isso significar comer algo sem graça. Até mesmo porque, no que diz respeito a alimentos, a cada 5 anos sai uma pesquisa elegendo os novos vilões das dietas que até então eram mocinhos e vice-versa. Ou seja, quem sabe o que é bom mesmo pra mim é meu paladar!

No meu trabalho, quando eu digo que saí com a galera no fim de semana e comemos uma picanha ou uma pizza, alguns olham pra mim como se só me restassem 6 meses de vida. Parece que eu ingeri um litro de plutônio. Essa mesma galera, na hora do lanche, saca a sua maravilhosa barra de cereais como quem tira um galeto quentinho do forno e começa a comê-la sorrindo com a satisfação de pensar: “eu sou saudável!” Ok, nem precisa esconder de mim. Eu, herege no que se trata da bíblia da boa alimentação (embora geralmente eu leve uma fruta pro meu lanche), eventualmente levo uma junkie food pra comer na hora do intervalo. Aí, mesmo que eu não faça isso nem uma vez a cada três meses, mas quando abro meu saco de batata ruffles sabor churrasco, os pescoços já se viram apavorados e perguntam “é de forno ou frita?”. Isso quando não pegam o saco para ler as informações nutricionais, quantidade de calorias, sódio, gorduras trans etc. Eu acho é graça e como com o maior prazer! Só me lembro da Alanis cantando I confessed my darkest deeds to an envious man... Pois é, o seu punidor/aconselhador mais xiita é na maioria das vezes o que tem mais vontade de fazer a mesma coisa, mas não se permite.

Tomar uma coca-cola normal tem o mesmo efeito que expor-se ao vírus ebola, é fatal, pode dizer adeus à vida! Ah, mas pra eles coca zero pode. Como não contém açúcar, todas as substâncias químicas num passe de mágica transformam-se em nutrientes. Meu povo, vamos viver! O meu irmão diz brincando que o que engorda é contar as calorias e eu cada vez mais começo a acreditar nessa teoria de criança. Quando eu comia sem culpa, não tava nem aí pra essa tirania e nem sabia que eu só tinha direito a 3.000 calorias por dia, comia umas 5.000 e não engordava. E hoje em dia tô um pouquinho acima do peso, mas sou feliz. Sou gordinho, mas sou gostoso (exijo comentários ratificando, rs)! E eu optei por gastar as calorias que absorvo ao invés de não consumir e passar o dia com a bunda na cadeira.

Brincadeiras à parte, é lógico que sei o benefício das fibras, frutas, bastante líquido, enfim, de uma dieta equilibrada e acho que devemos comer isso, sim! Não estou aqui estabelecendo a dieta de todo dia hambúrguer e milk shake no café da manhã, feijoada com muita lingüiça, bacon e torresmo no almoço e uma panelada no jantar, tudo isso comendo barras de chocolate entre as refeições. Não. Só que realmente acredito que álcool, gordura, doce e outras coisas, tudo em quantidades moderadas, não vão matar ninguém. E o mais importante, a gente tem que sentir prazer, esse é o cerne desse post. É muito provável que Deus, na sua infinita sabedoria, ao criar a máquina humana deve ter pensado que, quando a gente come com prazer, as substâncias benéficas liberadas por essa sensação boa atacam as ruins, anulando o efeito nocivo, tipo num videogame. Gente! Acabei de descobrir uma coisa genial sem ter feito uma pesquisa sequer! Acho que vou transformar essa minha teoria num artigo e enviar pra ser publicado na Revista Nature, ha, ha! (Atenção leitor inculto: Revista Nature não é a mesma coisa que revista da Natura, ok?).

Por último: a Rainha Elizabeth I tomava gim todos os dias e morreu aos 101 anos, portanto, se eu morrer aos 70 fazendo tudo o que eu quero, já vai ter valido a pena demááás! Fora vida insossa!

Beijos e abraços a todos!

PS: apesar de ter postado a figura de doces, só fiz isso porque ela tem uma imagem apetitosa, mas meu fraco mesmo é comida salgada. Sushi, ai, ai...

4 comentários:

  1. Ai estou aqui babando por esses doces. Isso é coisa para se ver depois da academia? Eu hein! Eu estou de volta na dieta, mas sem passar fome, porque chega dessa vida de sofrimento. Continuo comendo tudo, sem um pinguinho de culpa (tá bom, só quando exagero), mas em menor (nem tanto) quantidade. Acrescente-se a isso academia e dança de salão. Adotei a mesma filosofia do AA: um dia de cada vez. Todo dia a dieta começa de novo (mais isso não quer dizer que estou desrespeitando-a todo dia). Vamos ver se volto ao meu peso normal. Questão de saúde, apenas (aham, sei...).
    Mas vamos falar a verdade: comer é um dos maiores prazeres da vida. Gente, chocolate derretendo na boca... só de pensar tenho um infarto. Pastel, Kalzone, Pizza, Sushi, Torta de morango, limão, abacaxi... ai ai ai ai... (morri e voltei) é demais. Tem um sabor inebriante, envolvente. Ai você vem me dizer que eu vou ser feliz comendo pepino, tomate, alface, repolho, carne magra e cozida e uma maça de sobremesa... Fora comida sem graça! Esses cientistas deviam pesquisar uma forma de dar um gosto mais apetitoso para essas coisas saudáveis... ai sim, a gente teria a oportunidade de ver pessoas brocolotras, viciadas em aspargos e coisas do gênero. Enquanto isso, nada de proibir alimentos. Afinal, o que é proibido é sempre mais gostoso, não?

    ResponderExcluir
  2. Ha, ha! Adorei o "morri e voltei"! ;-D
    Beijo, K

    ResponderExcluir
  3. Afff, delícia de post. É, não engulo muito essa de Coca Zero. Naqueles aniversários da vara, o povo se acabava nos salgadinhos e aí vinha com o nhém-nhém-nhém de Coca Zero. Pior que ainda mentem para si mesmos e dizem que acham mais gostosa do que a Coca normal.

    Sei.

    E eu ratifico: o Aluízio é gostoso! ;o)

    ResponderExcluir
  4. Ufa, Raquel, tava com medo de a minha ilusão ser destruída. vc me salvou! ;-)
    Beijo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...