domingo, 23 de novembro de 2008

Sono Perdido

Essa semana que vem será a última atribulada deste ano (eu espero). Cada vez mais percebo que tenho mania de deixar tudo para cima da hora só por gostar de trabalhar sobre pressão. Resultado: Estresse. Conseqüências disso: sono sem qualidade, irritabilidade, problemas estomacais, olheiras. E quem agüenta esse monstro? As pessoas ao seu redor. O pobre do Correspondente Anônimo é tão acostumado que ele nem se dá ao trabalho de reagir, deixa que eu fale a torrente de coisas, reclamações e abobrinhas. É minha sorte! Quase ia perdendo uma amiga por causa dessas noites mal-dormidas seguidas de mau-humor matinal. Acrescente-se a isso um trânsito infernal. Minha sorte de novo que ela compreendeu e que eu tive o bom-senso de pedir desculpas a tempo. Meus amigos de verdade são poucos, não posso me dar o luxo de perder qualquer um deles.
A falta de sono, aviso logo, se torna um problema crônico. Você fica sonolento quando não deve e sua cabeça continua funcionando quando você está lutando para dormir. Cada vez mais aprendo a valorizar qualquer oportunidade de dormir. Não se trata de assumir minha preguiça, mas uma preocupação relevante com minha produtividade. Fazer qualquer coisa depois de uma boa noite de sono tem um índice de aproveitamento bem melhor (mental e físico) do que trabalhar com a mente cansada.
Concurseiro, eu sei que você pensa que enquanto dorme seus concorrentes estão estudando justamente aquela matéria que você não sabe bem e que será abordada naquela questão que decidirá o certame, mas se você não dormir, o que você aprendeu antes não se fixará e pode dar o terrível branco...
A falta de sono, além dos itens citados acima, aumenta as chances de ocorrência de problemas vasculares, engorda, causa dores de cabeça, aumenta a propensão à câncer e depressão. A apnéia durante o sono pode causar disfunção erétil. Travesseiros errados e colchões moles ou duros demais contribuem para um sono atribulado.
Pense bem antes de pular aquela horinha de sono. Falando nisso eu vou dormir e acalmar o monstro dentro de mim :).

A ilustração é minha. Uma mandala feita durante a aula de Responsabilidade Civil (por incrível que pareça, eu presto sim atenção às aulas!). Acho que é o momento em que a inspiração aparece, não dá para deixar passar :]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...