sábado, 8 de novembro de 2008

POR QUE ESCREVER?


Já iniciei diverso blogs que não levei adiante e esta pergunta continua a me perseguir: Por que escrever? Ou melhor dizendo, Por que escrever para outrem? Por que não se contentar com a minha visão, minha opinião sobre o meu texto? Por que preciso do comentário de pessoas, muitas vezes anônimas, principalmente quando se trata de internet.
Hoje, não se precisa de intermediários na hora da publicação, a internet trouxe a liberdade de conteúdo. Difícil é avaliar se isso foi realmente bom. A pergunta continua. Eu ainda não achei solução plausível, mas nessa nova empreitada, vou me dedicar a aprimorar meus textos. Fazer com que eles mereçam ser lidos.

Meu primeiro compromisso é evitar a prolixidade, lição que aprendi em A arte de escrever de Schopenhauer.

(...) deve-se evitar toda a prolixidade e todo o entrelaçamento de observações que não valem o esforço da leitura. É previso ser econômico com o tempo, a dedicação e a paciência do leitor, de modo a receber dele o crédito de considerar o que foi escrito digno de uma leitura atenta e capaz de recompensar o esforço empregado nela.

O segundo compromisso é compor o texto de forma apurada, sem ser pedante ou erudita, mas sem desleixo.

Quem escreve de maneira displicente confessa com isso, antes de tudo, que ele mesmos nao atribui grande valor a seus pensamentos.

A gravura acima se chama "Distração" e foi feita por mim durante umas das minhas aulas de Responsabilidade Civil- tire suas próprias conclusões.

2 comentários:

  1. Olá Garota D, inicialmente gostaria de dizer que gostei muito de todos os posts que escrevestes, mas este me chamou muita a atenção pois frequentemente leio textos que falam a respeito da escritura, do ato de escrever. Essa inquietação, se posso chamar assim, é muito bonita e deves olhá-la de forma gentil e grandiosa, é a inquietação que move os grandes escritores, mas que não sabem que um dia assim serão.
    Sucesso na cosntrução de seus sonhos, que um sempre puxe muitos outros...
    Grande abraço.
    Marcia de Mesquita.

    ResponderExcluir
  2. Querida Marcia, obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas e incentivadoras. Ler é um dos meus grandes amores na vida, mas escrever é um amor platônico que não compreendo bem e que me faz sofrer e ser feliz ao mesmo tempo. Este blog é praticamente uma terapia e sinto os reflexos de escrever com mais freqüência e para outros, melhorei até a organizações das idéias. Gostaria de contribuir para o mundo literário de uma forma surpreendente. Enquanto não realizo meu sonho, vou distribuindo meus rascunhos ao vento!
    Obrigada pelo apoio!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...