quarta-feira, 10 de junho de 2009

Você é viciado em livros?


É um verdadeiro consenso que o primeiro passo para solucionar um problema é reconhecer que ele existe. Bem, nesse momento em que estou imersa apenas em livros jurídicos estudando para a OAB se transformar em OBA, estou sentindo os sintomas da abstinência de um dos meus vícios reconhecidos: livros! Olho para minha estante com diversos livros não lidos, sinto partir o coração por não poder abri-los e me deliciar com eles. Diante de uma situação como esta é preciso buscar apoio de outras pessoas que têm o mesmo problema, assim venho convocar os demais viciados a se unirem para juntos aprendermos a conviver como o nosso "problema".
Eu gerei um pequeno teste para identificar pessoas que sofrem desse mal, assim responda as perguntas abaixo e veja o seu diagnóstico.

1. Você passa horas nas livrarias folheando livros?
2. Você fica tentado a comprar um livro de área diversa da sua se ele estiver em promoção? (Ex. Eu seu estudante de Direito, mas vejo o livro do Stephen Hawkins baratinho e levo para casa)
3. Você faz malabarismos para conseguir descobrir o título do livro de alguém que está do seu lado?
4. Se alguém está lendo ao seu lado, você não consegue resistir a ler um parágrafo, só para saber do que se trata?
5. Você se revolta quando uma pessoa deixa um livro jogado por ai, pega nele com as mãos sujas, dobra a página, amassa, etc. chegando a ter sentimentos violentos?
6. Você compra livros para presentear levando em consideração o fato de que você tem interesse de ler o livro e o pedirá emprestado depois?
7. Apesar de ter problemas respiratórios, não resiste a entrar em um sebo e olhar os livros mais antigos?
8. Você leva livros dentro de bolsas, bolso, carro, etc?
9. Você lê enquanto espera o sinal abrir e só segue quando o carro de trás buzina?
10. Você abre o livro para ler nem que seja uma página apenas?
11. Quando perguntam quem você levaria para uma ilha deserta, a primeira coisa que vem a sua mente é o título de seu livro preferido?
12. Você tem ciúme de seus livros? Uma vez que a pessoa que pediu emprestado um de seus volumes, causou-lhe algum dano, você nunca mais, salvo caso de vida ou morte, autoriza o empréstimo?
13. Quando você pega emprestado um livro fantástico, você tem o pensamento maléfico de surrupiá-lo e depois se sente culpado por pensar assim?


Resultado:

Se você respondeu não a todas essas perguntas: você não é normal!
Se você respondeu sim apenas a primeira pergunta: não se preocupe, você é uma pessoa normal, mas totalmente boring...
Se você respondeu sim a até 5 dessas perguntas: você está no estágio inicial do vício sem riscos à saúde
Se você respondeu sim a até 10 dessas perguntas: você está no estágio intermediário desta "moléstia". Os principais sintomas são irritabilidade e/ou tristeza quando passa alguns dias sem ler.
Se você respondeu sim a até 12 dessas perguntas: você está no estágio avançado do vício com risco de crises de abstinências se for submetido a longos períodos de privação literária.
Atenção: Se você respondeu sim à pergunta nº. 13 : você é um doente! Desapareça! Nem em pensamento se deve afanar livros de qualquer pessoa, nem do pior inimigo!

Compartilhe seus resultados e suas experiências literárias-hilárias aqui!

13 comentários:

  1. Resultado do meu teste: Vício em nível avançado e irreversível. Estou sofrendo horrores!
    Correspondente Anônimo, o fato de eu estar com um livro de uma amiga minha há cinco anos não se encaixa na situação descrita na pergunta nº. 13. Como não canso de lhe dizer, eu perdi o contato com ela e não tenho como devolver o livro! Falando nisso, Yáskara, onde você estiver, entre em contato comigo! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Respondi 9... Mas a 13º foi uma delas... :(

    ResponderExcluir
  3. K,
    Shame on me total!
    Apesar de eu ter respondido sim a umas 5 ou 6 perguntas, devo confessar que a motivação que está por trás deles revela que não sou um bookaholic. Tenho vontade de comprar livros quando vejo que estão barataos, mas isso é devido à minha compulsão por comprar. Tento ler o livro de quem está do meu lado por curiosidade, meio que pra já traçar um "perfil psicológico" da pessoa.
    Agora já presenteei mal intencionado (rs!) e também detesto ver livros maltratados (mas também acho que isso é devido a algum toc que tenho, de não gostar de ver coisas desorganizadas).
    Nem sei então em que categoria me encontro. Mas pra não ser autodepreciativo (minha mania), gosto, sim, de ler. Só não sou louco por livros.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Pessoas que responderam a pergunte nº 13, acho que fui muito rude com vocês. Na verdade, a atitude ali retratada é decorrência do vício, e deve ser tratada como sintoma da doença literária, a Síndrome da Traça do Livros. Procurem ajuda e mudem de vida!

    ResponderExcluir
  5. Al,
    de uma forma atravessada, você é um viciado em livros. Livros baratos são atrativos por dois motivos: são baratos e são livros! Assim, se ao invés de comprar pen drives de infinitos gigas e eletrônicos de última geração, você sente o impulso de comprar aquela brochurinha humilde, sinta-se um viciado em livros. Quanto ao perfil psicológico, eu sinceramente acho que os livros que escolhemos e o momento que o fazemos refletem um pouco de nós, assim, se você está buscando conhecer o outro através dos livros, você é um psicoviciado em livros. Além disso, se você presenteia pessoas com livros e gosta de mantê-los em boas condições e abomina quem os maltrata, não tem solução: você é um viciado em nível intermediário. Pode deixar que eu vou te contaminar com a versão mais perigosa desse vício! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Incrível! acho que sofremos do mesmo mal...rs. Respondi sim até a pergunta 12. E não foi à toa que cheguei até essa página. Estava procurando por alguém que tivesse o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  7. meu resultado...
    (...) você está no estágio avançado do vício com risco de crises de abstinências se for submetido a longos períodos de privação literária.(...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoliana, acho que a gente podia criar o LVA - Leitores Viciados Anônimos e compartilhar nossas experiências. Desculpa a demora na resposta!

      Excluir
  8. Olha amém q o meu só foi ao 10...
    Já o número 12, respondi q ñ. ñ sou louca de emprestar meu livro para qualquer um... Pr acontecer isso tem q ser um grande... Grande amigo... Tipo nossa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Débora! Eu mudei minha política de empréstimos depois que perdi um livro para meu "querido ex-chefe". Preciso de bons antecedentes antes de o livro sair de minha vista...

      Excluir
  9. Eu tô no estágio intermediário desta moléstia. Eu sou viciada, adoro ler, quando eu termino ler hoje, amanhã ou hoje mesmo já quero ler mas um, meu celular quebrou esses dias eu fiquei desesperada, não só por causa dele, sim por causa do meu aplicativo de ler, não gosto de ficar sem ler mais de 2 ou 3 horas, adoro entrar no mundo dos livros.só empresto meu livros se a pessoa for minha amiga e que cuida do meu livro, não gosto que qualquer um mecha nos meu livros, fico já com raiva e estrelada, mandado não mexer mas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Brenda! Sempre fico muito feliz em saber de uma pessoa que gosta tanto de livros quanto eu! Cultive esse vício com carinho e contamine muitas pessoas ao seu redor! Boas leituras! =D Obrigada pela visita!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...