terça-feira, 30 de junho de 2009

O cliente tem sempre razão ou o vendedor que insistia demais

Eu sou filha de comerciante e tenho a venda no sangue. Apesar de ter me formado (ai é tão emocionante dizer isso) em Direito, acredito que no final das contas, o advogado vende uma versão da história e se o juiz comprar o cliente é vencedor. Pois bem. Como cliente eu sou um ser inconstante. Depende do meu humor e da competência do vendedor ou vendedora que me atende. A atendente de uma loja de perfumes não levou a melhor comigo hoje. Uso o mesmo perfume a quase oito anos (é o meu cheiro já), mas fora isso não consumo nenhum outro produto dessa marca (maquiagem, creminhos, etc). Cheguei no balcão como quem pede um almoço: quero um perfume tal tal e outro tal e qual.
_ A senhora não gostaria de levar o produto x, está com o desconto de R$ 10,00.
_Não. Respondi secamente, sem justificativas desnecessárias. Há tempos, já sai dessa nóia de achar que qualquer desconto é lucro.
_E que tal o produto Y?
_Não.
_ E o Produto Z?
_Não. Não vou comprar nada que eu não uso.
Pensei que tinha encerrado o assunto. Entreguei o cartão de crédito já dizendo "Crédito, uma vez por favor". Junto entreguei o cartão fidelidade da minha mãe. Ai a ladainha começou de novo.
_Você tem R$ 7,00 no seu fidelidade, assim o produto x sai por R$ 5,00
_Não.
_ Mas então leve pelo menos o produto Y, sai de graça.
_Não.
_Eu não acredito que voce não vai querer levar de graça esse produto.
_Não.
Ai a maldita teve a audácia de olhar para mim e dizer:
_Então eu posso ficar para mim?
É nessas horas que digo: "Ainda bem que eu não tenho porte de arma..."
_ Claro que não. Por favor encerre logo que eu tenho mais o que fazer da minha vida!
Resultado: Ela está na minha lista negra. Nunca mais compro nada com uma vendedora assim.
O segredo do bom vendedor é ler o cliente e saber antecipar o que ele precisa ou ainda criar a necessidade da compra de um produto mas fazendo com que ele ache que foi idéia dele. Sim, eu sei, é pura manipulação. Não adianta insistir querendo desencalhar um produto da loja, ou se desmanchar em insinceridades. Cliente detesta vendedor falso. Ainda mais se ele estiver sozinho. Quando leva seu próprio comitê julgador, nem dá bola para sua opinião, agora sozinho, ele precisa da opinião sincera do vendedor. Se o cliente consegue, o vendedor obtem duas vitórias: a venda e a confiança do cliente que ocasiona sua volta ao estabelecimento e a propaganda boca-a-boca.
Amigos vendedores, lembrem-se da máxima comercial: o cliente tem sempre razão e tem mesmo.

Um comentário:

  1. Bom, Karolis, lá vou comentar o post eu já sendo ofensivo (rs!): essa situação pela qual você passou mostra o típico comportamento dos vendedores cearenses, sem-noção (a maioria). Oferecem as coisas com aquele texto de robô bem decoradinho e sem a mínima espontaneidade, ainda por cima querendo imitar sotaque de paulista porque essa é a noção deles de ser sofisticados ou então sendo exageradamente legais com você de uma maneira que nem se justifica.
    Definitivamente o que me faz voltar a uma loja é o tratamento que recebo. Detesto falta de sinceridade, gente me empurrando produto, insistência, vendedor com cara de esnobe (aquela velha cara sei-que-você-não-tem-dinheiro-para-comprar-nessa-loja).
    Vendedor tem que oferecer ajuda, sugerir, ser cordial e prestativo, só.
    Olha eu querendo dar uma de professor de etiqueta!!!! ;-)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...