terça-feira, 19 de abril de 2011

Eu fui: Porto Alegre/Teresina/eu li: The wizard of Oz

Caros amigos, nem vou dar explicações sobre minha ausência porque vocês já sabem e bem, chega!
Eu vou terminar meu relato sobre Porto Alegre informando que conheci uma menina incrível, chamada Dani. Nós nos hospedamos no mesmo lugar e depois fomos passear juntas pela cidade. Olha como as coisas são. Ela já tinha comprado o ingresso dela no dia anterior. 

Eu fui correndo (literalmente, porque faltava pouco mais de 1h30 para o passeio no ônibus aberto pela cidade). Consegui o último ingresso na parte de cima do ônibus e foi logo ao lado dela! Dividimos a louca paixão febril pelos livros e ficamos horas na Saraiva do shopping da cidade, escolhendo mil livros e levando só uns poucos para casa. "Brigamos" porque ela encontrou primeiro o último exemplar dos contos de fadas e eu também queria, mas consegui superar as mágoas quando ela me deu um squeeze da Penguim books de presente. Provamos um cupcake lindo, mas meio sem graça. Jantamos e voltamos para o hotel. A cidade de Porto Alegre é linda, mas estava infernalmente quente. A prova não foi lá essas coisas, mas ganhei uma nova amiga e já é muito lucro! As fotos foram tiradas pela Dani. Enjoy!

Por falar em calor, fui mais uma vez para Teresina. Mas novamente fui abençoada por temperaturas amenas e pela recepção maravilhosa da Tia C. que pedi emprestada a minha bestfriendforever Manu mais uma vez. Tomamos sorvete para já entrar no clima quente, mas foi só ameaça. Na manhã da prova, o céu desabou por lá e alagou a cidade. Conhecemos o sítio da família (ah,deixe-me explicar o plural, uma amiga também concurseira foi comigo). Foi bom ficar isolada do mundo por algumas horas, sem telefones, sem barulho de carros, poluição. Dispensei até a tv.  De volta à cidade, o tempo estava formado: muita chuva a caminho. Posso dizer que senti frio em Teresina, sério mesmo! Com direito a arrepio e tudo. Essa prova já foi um pouco melhor.


"There are no place like home"! Mesmo desbravando lugares lindos por todo Brasil, nada melhor do que estar de volta ao ninho!

 Eu sempre achei que conhecia a história de "O mágico de Oz". Na verdade, tinha certeza de ter visto o filme. Mas, no final das contas, só vi alguns trechos e o que vi mesmo foi "O mágico de Orós" que é um clássico também.

Apesar de estar meio enferrujada para falar inglês, não senti dificuldade para ler. Abandonei o dicionário desde o início, porque estava emperrando a leitura. Só se não desse para compreender a frase de jeito nenhum é que vale a pena apelar.
Gostei do livro, me surpreendi muito com alguns fatos na história e a partir de agora tem #SPOILERS#. Então leia por sua conta e risco. Há algumas diferenças entre o livro e o filme, mas como não vi o filme inteiro, isso fica para um próximo post. Há cenas um pouco violentas protagonizadas principalmente pelo Homem de Lata (com o sobrenome irônico de Woodman - homem de madeira), por exemplo, quando a bruxa do Oeste manda lobos para despedaçarem os viajantes da estrada de tijolos amarelos, e nosso alumínico herói corta a cabeça de todos eles, um a um. Dorothy acorda, assusta-se com os cadáveres dos lobos e depois vai fazer um lanchinho. 

O grande e terrível mágico de Oz é um impostor, chegou lá de balão e foi confundido com um grande mago, convenceu o povo local a contruir a Cidade Esmeralda e se trancou lá dentro do palácio e nunca mais ninguém o viu, até que Dorothy e os outros o desmascararam. Ele dá a cada um o que desejam de uma forma meio torta: forja miolos cheios de agulhas para o Espantalho (para ter o pensamento afiado), coração de serragem para o Homem de Lata e faz o Leão Covarde tomar uma gororoba lá para ficar valente. Constrói um balão para Dorothy, the witch slayer, matadora das Bruxas Malvadas do Leste (esmagada com uma casa) e do Oeste (derretida por um balde de água - não teve a mesma dramaticidade, né), mas no final das contas, Oz foi embora sozinho.
 Dorothy podia ter voltado assim que calçou os sapatinhos prateados (e  não de rubi como no filme). Bata os calcanhares e em três passos estará onde desejar. Com o trânsito em Fortaleza do jeito que está, caíria bem uns sapatinhos assim. Final feliz!
Ufa! Sei que é tudo muito corrido! Mas é o jeito! Abraços a todos! Um ótimo feriado. Bom descanso! Cuidado com o trânsito, o excesso de chocolate e, principalmente, de vinho!

Um comentário:

  1. Correspondente Anônimo20 de abril de 2011 às 08:22

    O Mágico de Orós é muito bom! Aliás, todos os filmes dos Trapalhões eram bons.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...