segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pequeno manual do concurseiro viajante liso

Pessoas,
Até novembro de 2009, eu nunca tinha saído do Nordeste. Quando entrei nessa vida de concurseira, as primeiras provas que fiz foram aqui na cidade. Depois da aprovação no TRT7, senti que podia arriscar mais. E fui parar em Belo Horizonte. Desde então, minha mala está praticamente pronta todo o tempo. Virei uma viajante profissional, pelo menos pelo Brasil (Natal-RN, Teresina-PI, Belém e Marabá-PA, Belo Horizonte-MG, Curutiba-PR, Florianópolis-SC e em breve Campo Grande-MS e Porto Alegre-RS) . Aqui vai umas diquinhas para quem deseja alçar vôos mais altos e passar da soleira da porta de casa e aproveitar oportunidade de concurso em outros lugares.



1.Seja realista: Viajar para qualquer lugar para fazer concurso é sempre um investimento, e se você é um concurseiro liso, significa que dinheiro é dinheiro e não pode ser desperdiçado! Você deve ter condições de competitividade para enfrentar um concurso fora. É claro que não há como garantir aprovação, mas deve haver pelo menos uma chance real disso acontecer. Lá fora não é lugar de treinar.

2.Decida rápido: Quanto maior a antecedência, mais economia. Quando o edital sair, você precisa já ter decidido fazer a prova. Cada dia (em alguns casos, cada hora), os preços sobem.

3.Ônibus, carro ou avião? O meio de transporte a ser utilizado irá depender da distância do local do concurso e de seus recursos. Levem em consideração o cansaço da viagem, agravado ainda mais se você tem problemas para dormir (como eu). Fazer prova cansado é um tiro no pé. O carro é uma boa opção para um grupo de pessoas para uma distância razoável. Nos restante das hipóteses, a solução é o avião. 

4. Bagagem: leve o mínimo necessário. Afinal, ficar para lá e para cá com malas pesando toneladas, não é legal. Leve suas anotações e, se quiser, o Vade Mecum ou algum livro. Enquanto espera, por que não dar uma revisada? Se não conseguir olhar nada, serve pelo menos de conforto psicológico.
5.Acomodações: concurseiro liso não tem como escolher muito. Dividir quarto é uma boa porque faz cair bastante os custos. Essa opção está disponível principalmente em Albergues . Lembrando da dica nº2, os albergues são as acomodações mais baratas, então são as primeiras a lotar, assim, hurry up!  Dê preferência aos hotéis/pousadas mais centrais. O acesso é mais fácil e a chance de o local de prova ser próximo é grande.

6.Madrugue: se vai de avião, as passagens aéreas mais baratas normalmente são as da madrugada. A não ser que seja absolutamente necessário e próximo, não viaje no mesmo dia da prova. Atrasos e cancelamentos são muito comuns, melhor não arriscar.

7.Conheça o terreno: para mim, é quase um ritual. Normalmente chego um dia antes da prova. Depois de me acomodar no hotel/albergue/pousada e comer, é hora de visitar o local de prova. Isso serve para analisar os acessos e quantificar o tempo para chegar lá. 

8.A hora do turista: Depois da prova é hora de turistar. Ninguém é de ferro, né? Além do mais ir para uma cidade nova e não olhar nem de lado é covardia. Pesquise antes de ir, planeje-se. Ao chegar lá, procure obter mapas, informações com os moradores.

9.Com que roupa eu vou?(Contribuição do Correspondente Anônimo): É importante pesquisar as condições climáticas que você vai enfrentar na época da viagem e levar vestimentas de acordo.Lembre-se de ir fazer a prova usando roupas confortáveis, folgadas, para que você se sinta bem à vontade. Leve um agasalho, às vezes, o ar condicionado não perdoa.
Ufa!

No final das contas, essas dicas também servem para o viajante turista liso. Apesar de estar cumprindo uma obrigação, viajar é sempre bom, conhecer novos lugares, pessoas, culturas diferentes. Hoje em dia, a maioria dos cartões de créditos tem parcerias com programas de milha, informe-se com sua operadora e acumule já. Amplie seus limites (olha que slogan bom, patrocinadores... eu tenho futuro! Contatos pelo comentários!)

3 comentários:

  1. Correspondente Anônimo1 de fevereiro de 2011 às 09:46

    Muito boas, essas dicas.

    E lembre também de pesquisar como está o tempo na cidade destino, para não levar a roupa de praia em uma época chuvosa.

    ResponderExcluir
  2. Correspondente Anônimo1 de fevereiro de 2011 às 13:31

    Oba, contribuí com alguma coisa =D

    ResponderExcluir
  3. Karolis, muuuuito boas as dicas. Depois de aprovada e definitivamente empossada, escreva um livro "Concursos e Turismo" ou "Conhecendo o Brasil através dos concursos". ;-)

    E olha, passei um tempinho ausente, meu notebook estava no conserto. Chegou ontem e ainda estou em fase (nesse exato momento) de instalação dos antigos softwares.

    Até breve e beijo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...