terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Momento Ceará pride!

Extra! Extra!

Galera,

Quem me conhece sabe que não sou exatamente o cearense (nem mesmo o brasileiro) mais orgulhoso da minha terra. Espero que isso mude, mas infelizmente ainda acho o Ceará culturalmente atrasado e que de uma forma geral as pessoas são mal educadas e da auto estima baixa, características que somadas não contribuem para aqui se torne um lugar tão bom quanto poderia ser. Mas tem uma coisa da qual eu sempre senti orgulho: aqui tem gente inteligente. O cearense tem umas sacadas rápidas que se revelam em várias aspectos do viver, sendo a mais marcante o humor inteligente que conquistou o Brasil (Renato Aragão, Chico Anísio, Tom Cavalcante e outros).

Lembro que quando eu ainda estava no ensino médio, sempre via pelas ruas de Fortaleza outdoors parabenizando os cearenses primeiros colocados nas famosas olimpíadas brasileiras e internacionais de Química, Física e Matemática. Todo ano alguém daqui se destacava.
Fora isso, tenho vários exemplos colecionados há um bom tempo de outro punhado de conhecidos que  concorreu nacionalmente em concursos e se destacou. Palmas pra nós. Em alguma coisa a gente tinha que ser bom, né???? ;-)

Tô falando isso porque vi essa manchete acima na capa d'O Povo de hoje e me perguntei porque que estudantes de escolas públicas do país inteiro, podendo escolher as capitais do sudeste rico e desenvolvido, escolheriam o Ceará. Uma matéria num dos cadernos comenta esse fato, dizendo que a UFC é um  centro de excelência e um dos motivos é o seguinte: as escolas prepararam muito bem os alunos para o vestibular de medicina, tornando-o concorridíssimo (não em número de inscritos, mas no nível) o que faz com que a faculdade seja um "celeiro de intelectuais" (esse toque foi meu), puxando o nível dos docentes muito pra cima e tornando a faculdade uma referência nacional. 

Até o nosso querido Tiririca tirou o primeiro lugar nas eleições! rsrs! (Ai, ai! Momento shame pro Brasil). Deixa pra lá, melhor não comentar.

Beijos e abraços!!

Um comentário:

  1. Oi Aluízio, adorei a nova cara do Blog. Chiquerésimo!
    Quanto à notícia,C.A. me dizia justamente isso. Acho que era assim antes, mas com o SISU ficou bem patente.
    A gente (os cearenses)toma de conta quando se fala em olimpíadas, vestibulares e também concursos. Em um lugar onde tudo é difícil, o pessoal tem que se superar, o resultado é que a, muitas vezes mal falada, cabeça chata é reduto de cérebros poderosos e invejáveis.
    Estava mais mais do que na hora de reconhecer o Ceará como 'nascedouro de mentes brilhantes' (ok, também quero aparecer ;P)!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...