domingo, 9 de janeiro de 2011

Soletrando e cantando

Esses dias, estava lembrando de umas músicas que ouvia quando era criança. Posso dizer que a boa parte da trilha sonora da minha infância foi composta por Zé Ramalho, Xangai, Vital Farias, Geraldo Azevedo, Belchior, Luiz Gonzaga e por ai vai. A melodia é uma delícia e as letras são demais. Veja por exemplo, em Galope à Beira mar soletrado, Xangai canta a estrofe completa e depois canta de novo soletrando todas as palavras. Sem sair do tom e sem perder o ritmo. Confira abaixo:


Galope à beira mar soletrado

No ma-ti-nal
a me-ren-da
re-co-men-da
ser só fru-gal
pas-ta den-tal
de es-co-var
de-ve la-var
com co-li-pe
no ga-lo-pe
da bei-ra-mar

Não dei-xe
o in-tes-ti-no
fi-car fi-no
que só fei-xe
co-ma pei-xe
no pa-la-dar
um ca-la-mar
es-ca-lo-pe
no ga-lo-pe
da bei-ra-mar

Um ex-em-plo
de gi-gan-te
ru-mi-nan-te
um ca-me-lo
pa-ta pe-lo
ru-di-men-tar
pa-ra ma-tar
se-re-le-pe
no ga-lo-pe
da bei-ra-mar

Es-car-la-te
tan-ge-ri-na
vi-ta-mi-na
no to-ma-te
a-ba-ca-te
ver-de po-mar
pa-ra cor-tar
tos-se gri-pe
no ga-lo-pe
da bei-ra-mar

Um re-gi-me
de ver-da-de
li-ber-da-de
é seu ti-me
é su-bli-me
ser po-pu-lar
par-la-men-tar
par-ti-ci-pe
no ga-lo-pe
da bei-ra-mar

Outra bem gostosa e divertida é o Ai deu sodade/ABC do preguiçoso. Peeense numa alma preguiçosa... é daqueles que morre de fome pra não descascar a banana:

Confira a versão live action da música aqui, ganhadora de prêmio e tudo.
Sei que não é bem o que o pessoal hoje em dia é acostumado a ouvir, mas coisa a boa a gente divide, não é? Enjoy!

Ai D'eu Sodade

Marido se alevanta e vai armá um mundé
prá pegá u'a paca gorda
prá nós cumê um sarapaté
Aruera é pau pesado, nué minha véa
cai e machuca meu pé
e ai d'eu sodade
Intonce marido se alevanta e vai na casa da tua vó
buscá a ispingarda dela
procê caçá um mocó
só que no lajedo tem cobra braba, nué minha véa
me morde e fica pió
e ai d'eu sodade
Marido se alevanta e vai caçá u'a siriema
nois come a carne dela
e faiz u'a bassora das pena
quem me dera tá agora, nué minha véa nos
braço d'uma roxa morena
e ai d'eu sodade
Sujeito se alevanta e vai na casa do venderão
comprá u'a carne gorda
prá nois cumê um pirão
é que eu num tenho mais dinhero, nué minha véa
fiado num compro não
e ai d'eu sodade
Marido se alevanta e vai na venda do venderin
comprar déis metro de chita
pra fazê ropa pros nossos fiin
aí dent'o tem um cochão véi, nué minha véa
dismancha e faiz u'as carça prá mim
e ai d'eu sodade
Disgramado te alevanta dexa di cê priguiçoso
o home qui num trabaia
num pode cumê gostoso
é que trabaiá é muito bom, nué minha véa
mais é um poco arriscoso
e ai d'eu sodade
Marido te alevanta e vem tomá um mingau
qui é prá criá sustança
prá nois fazê um calamengau
brincadeira de manhã cedo, nué minha véa
arrisca quebrá o pau
e ai d'eu sodade
Marido seu disgraçado tu ai de morrê
cachorro ai de ti latí
e urubú ai de ti cumê
se eu soubesse disso tudo, nué minha véa
eu num casava cum ocê
e ai d'eu sodade


2 comentários:

  1. Correspondente Anônimo9 de janeiro de 2011 às 09:32

    Muito bom. A melô dos baianos é a melhor.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ser meu estilo de música, concordo que a música dele é muito boa e é rica em letra, rima, musicalidade e que ele tem uma voz ótima. ;-)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...