sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Inimigo Meu

O relacionamento com o espelho oscila entre amor e ódio. Ele pode nos mostrar a verdade, por mais cruel que seja, mas (com uma ajudinha da nossa mente) pode nos iludir, mostrando uma imagem melhor do que a realidade ou pior.
Demorei a perceber que estava acima do peso. Olha para o espelho e achava que estava razoável. Ai alguns sintomas me ajudaram a perceber que a situação já estava ficando caótica.
Primeiro - as roupas ficam apertadas. Sim, você usou ontem, e hoje o botão não quer fechar.
Segundo - os botões da sua camisa viram projéteis em potencial, podendo cegar alguém a qualquer momento.
Terceiro - as pessoas perguntam para quando é o bebê? Ou são ainda mais sutis e cedem o lugar no ônibus para você.
Quarto - você está comendo o dobro de comida e fazendo a metade de esforço físico para queimar essas calorias.
Quinto - Seus parentes no interior disse que você está mais "forte".
Sexto - O seu prato de almoço é categorizado como prato de "peão" de construção ou as pessoas dizem que não conseguem ver você do outro lado da montanha de comida.
Sétimo - você começa a ter que passar de lado para atravessar lugares mais estreitos.
Oitavo - Você acredita piamente que aquela balança da farmácia está desregulada, não há meio possível de você pesar mais do que seu namorado.
Nono - As roupas da sua mãe ficam apertadas em você.
Décimo - Você preenche quase todo o elevador.
Bom, eu exagerei em alguns pontos, mas é por ai.
Por outro lado, o espelho pode ser um inimigo cruel, quando aliado aos transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia. As pessoas afetadas por essas doenças desenvolvem uma relação doentia com a comida - ou empanturram-se com até 15 mil calorias em uma única refeição para depois colocar tudo para fora (caso da bulimia) ou ficam dias sem comer (na anorexia). Os portadores da doença também desenvolvem uma obsessão pela forma física e distorcem a auto-imagem a tal ponto que se sentem gordos mesmo estando com 38 kg. O resultado é a paulatina deterioração física e mental, que começa com sintomas leves como queda dos cabelos até complicações cardiovasculares, renais e endócrinas graves que podem levar a morte.
Assim, o espelho não é confiável. Tome cuidado para não sustentar uma ilusão e correr risco de vida. Lute para manter uma alimentação saudável e, se for fazer dieta, procure assistência de um médico.

foto: http://saladeaula.terapad.com/resources/2771/assets/images/transAlim_espelho.gif
Veja também: http://gballone.sites.uol.com.br/temas/alimen_inde.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...