sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mais um ano!

É curioso o simbólico encerramento de ciclo que ocorre no nosso aniversário e na virada do ano e com ele o balanço do que foi feito dos 365 dias que nos foram dados e do que faremos com os seguintes (presumindo que os teremos). Pois bem, com a proximidade do Natal (que eu adoro) e de mais um ano novinho em folha, comecei a refletir sobre esse ano prestes a acabar, me questionando se eu fiz tudo o que queria (ou que devia), se estou onde e como desejei estar no fim do ano passado, ao passo que já fui preparando a minha “to do list” de 2011. Vou dividir com vocês algumas perguntas que me fiz e que me serviram e servirão de Norte para avaliar se minha vida está indo pra onde eu gostaria que ela fosse.

PS: a Garota D me instigou a fazer isso através de um scrap no Orkut. ;-)

1) Tirei o melhor proveito do meu tempo? E quando falo em tirar proveito não tem nada a ver com a maluquice frenética moderna de achar que aproveitar bem o tempo é fazer o máximo de coisas possíveis em 24 horas. Não! Falo em usar meu tempo fazendo aquilo que me traz satisfação e prazer no meu ritmo.

2) Fui generoso comigo mesmo tanto quanto aspiro ser com os outros? Diversas vezes percebo que me cobro, me puno e me critico muito mais duramente do que faço com os outros. Hoje tenho muito claro na minha cabeça que devo ser tão bom pra mim mesmo quanto para os outros.

3) Cultivei hábitos mentais e físicos que contribuem verdadeiramente para que eu me sinta melhor? Quero ser melhor pra mim mesmo, ser alguém de quem eu mesmo me orgulhe mais do qualquer outra pessoa, fazendo coisas que me levem a estar pleno, realizado, feliz, leve, em paz com minha consciência e com minha saúde física e mental.

4) Evitei a minha tendência de ser “o cara legal”?

5) Esforcei-me para aprender coisas novas, ser mais tolerante com o diferente, paciente e curioso a fim de não deixar nunca meu espírito diminuir o interesse e prazer pela vida?

6) Procurei ser mais amigo dos meus amigos, deixando de lado meus sempre presentes egoísmo, comodismo e indiferença e sendo mais presente para quem eu gosto e quem gosta de mim?

7) Perdoei de verdade?

8) Procurei fazer um uso mais racional e menos consumista/materialista/egoísta do meu dinheiro? Sinceramente, posso dizer que a essa eu já respondi não antes mesmo de terminar de formular a pergunta e é algo que eu preciso trabalhar com muito esforço, dada a minha sede que não passa de ter todas as coisas que eu não tive na adolescência. Ok! Ok! pode desligar o fundo musical dramático! Tô só explicando.

9) Evitei a comparação? Uma das minhas maiores inimigas no passado, foi causadora de muitos sentimentos negativos, uma vez que por causa dela houve muitas vezes em que acreditei que os outros tinham aquilo que me faltava ou que eu queria, me causando inveja, atraso, insatisfação etc. Tenho almejado olhar para dentro de mim mesmo e perguntar: o que EU quero? Seja a resposta um saco de pipoca ou um apartamento e um carro novos, ela tem que vir de mim, independente de olhar pra vida de qualquer pessoa.

10) Deixei de ser vítima e de me sabotar? A gente está exatamente onde se coloca, nem adianta se iludir. Tenho procurado pensar, na hora das situações desagradáveis, onde foi que eu contribuí pra que elas acontecessem e acreditem, na maioria das vezes teve participação minha, então, mudar!

Bom, é isso. Ao término desse balanço vejo que tenho muita coisa para agradecer e ainda muita coisa para melhorar. Houve outras perguntas que me fiz, mas elas são metas bem mais pessoais. Quis dividir aqui com vocês somente as mais genéricas.

Desejo pra vocês um ótimo Natal, caso eu não escreva outro post até lá, e que sejamos felizes sempre!

Beijos e abraços!

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...