domingo, 5 de dezembro de 2010

Jornal Nacional? Não, obrigado.

Uma das coisas que comemoro hoje em dia é o fato de há mais de 8 anos não assistir nada na TV aberta. Não se trata de promessa, nem de rebeldia de adolescente, eu naturalmente me desinteressei e nunca  me fez falta. Aliás, ao assistir a gente tem motivos de sobra pra querer passar a vida toda sem ver: o bobalhão do Faustão que não cansa de puxar desmedidamente o saco dos famosos e falar besteira sem parar, Eliana com um programa de baixíssimo nível no qual os artistas fim-de-carreira são desenterrados do ostracismo para se agredirem com baixarias, Gugu (é melhor nem falar) etc. E durante a semana, ao chegar do trabalho, a população é brindada pela Rede Globo com 4 novelas com temas mais-do-que-repetitivos e que contribuem para alienar mais ainda os já alienados.

Minha TV ficou uns 3 meses quebrada e eu nem lembrava disso e com a internet a gente acaba suprindo a necessidade de informação, entretenimento e comunicação. Só que eu era um dos poucos que chegava no trabalho e ficava meio por fora de temas mais relevantes por não assistir TV. Resolvi então consertar o aparelho e, pelo menos pra ter um pouquinho mais de qualidade, adquirir TV por assinatura. Mas amigos, é com grande insatisfação que digo: continuo sem vontade de assistir! Até o telejornal da Globo News (canal pago) tem uma qualidade duvidosa e se resume ao jornal local do Rio e São Paulo com notícias do tipo:

“Marido mantém esposa refém por mais de 5 horas num bairro de São Paulo”
“Carro sobe a calçada na periferia do Rio e mata 4 pessoas”

Alguém pode me dizer qual a utilidade dessa informação para o restante do país? Não sei se esse tipo de notícia interessa sequer à população daquelas duas cidades, mas certamente não interessa em absolutamente nada aos outros estados. Pouco importa pra quem mora, por exemplo, em Manaus, se hoje um homem foi baleado no metrô de São Paulo. Isso não acrescenta nada à vida de ninguém! Crimes e acidentes acontecem todos os dias em todos os 26 estados dessa federação, não é exclusividade do RJ e SP. No caso do Jornal Nacional da TV aberta, acredito que essa seja a forma de a Rede Globo ganhar audiência, cedendo à sede que a classe média baixa tem por desgraça. Ver infelicidade na vida alheia ajuda, da maneira mais torta, a tornar a vida de quem assiste menos desgraçada.

Estive recentemente nos EUA e vi que 90% da programação de entretenimento brasileira é imitação dos programas da ABC, NBC e outras. Dança dos artistas, olimpíadas do Faustão, BBB, todos cópias licenciadas daquelas emissoras, com exceção das novelas que são um lixo de criação nacional mesmo. Mas porque as emissoras brasileiras não resolvem entrar numa nova era, numa verdadeira revolução cultural, a fim de transformar esse país através da TV? No máximo deveríamos ter duas novelas por noite, o que já acho demais, e poderíamos ter um jornal de mais de uma hora de duração cheio de fatos e informações sobre ciência, medicina, tecnologia, religião, artes, entretenimento, cultura de cada estado e do mundo, esportes, descobertas em várias áreas da ciência, fatos históricos comentados, entrevistas semanais no estilo do programa da Marília Gabriela, onde a população conheceria as idéias e opiniões de grandes pensadores, personalidades polêmicas, políticos, escritores, atores, dentre outros que poderiam de alguma forma nos alimentar culturalmente. Enfim, existe TANTA coisa pra ser ensinada pro povão que na hora do jantar se senta em frente à TV!

Claro que sei que uma programação assim, pelo menos no princípio reduziria a audiência e, consequentemente, não seria rentável no que diz respeito a anunciantes/patrocinadores, mas a imprensa, pelo menos a TV, deveria ter um mínimo de compromisso com a qualidade da programação e com os rumos desse país! Fico indignado! A TV entra na casa de todo mundo! Até regras do nosso português poderiam ser ensinadas, de uma forma atraente e não cansativa, em dicas de 2 minutos de duração, por exemplo.

Ok, sei que o que escrevi mais parece uma utopia. Pra quê as emissoras iriam querer pessoas mais inteligentes? Gente inteligente facilmente perceberia o viés direitista e tendencioso da Rede Globo, por exemplo. Há tempos que essa emissora esqueceu que o papel da imprensa é informar e, com os fatos, cada um que forme sua opinião. Mas não, colocam o casalzinho de atores falsos para apresentar o jornal, que ficam com carinha séria na hora de dar notícias do governo Lula e literalmente fornecem conclusões distorcidas e duvidosas para os mais desavisados. 

Bom, é isso. Fico por aqui catando e filtrando informações pela web e usando a TV para ver os filmes que eu baixo, ooops! Quero dizer, os da TV por assinatura. ;-)

Beijos e abraços!

Um comentário:

  1. Estava falando justamente com meu pai sobre isso, reclamando que a Globo para o filé da programação supertarde da noite. Enquanto no horário nobre é sempre a mesma ladainha. A Globo não quer riscos, já tem a receita garantida. É duro dizer, mas se ainda passa é porque tem audiência e não é pouco não. Se não dá audiência, cai. É isso que aconteceu com o Casseta e Planeta, que já cansou e foi pro saco, porque não dá mais ibope e não está mais na grade de 2011.
    Pelo menos, a gente tem a opção da net... e quem nem isso tem.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...