sexta-feira, 14 de março de 2014

10 livros que marcaram a minha vida literária

Uau! Isso é muito difícil. Para facilitar vou contar coleções como um item (é um pouco de trapaça, eu sei). Para escolhê-los, pensei em livros que marcam uma época da minha vida, por isso acabei os organizando cronologicamente e não pela sua qualidade de enredo. 





1.Esse admirável mundo louco – Ruth Rocha e Walter Ono – esse era um dos livro de leitura obrigatória da minha quarta série. Se bem me lembro, ouvimos um relato de extraterrestre que observam e estranham o comportamento humano. 

 

2.A ira dos anjos – Sidney Sheldon – a história de uma advogada recém-formada que vê sua carreia ir por água abaixo e seu percurso para recuperá-la.Virei fã a partir de então.


3. O Assassinato no Expresso Oriente – Agatha Christie – Foi minha introdução a essa magnífica autora e um dos meus detetives favoritos, Hercule Poirot. Uma trama de mistério que me consumiu até que terminasse a última página. Não descansei enquanto não descobri o assassino.

4. O Exorcista – William Peter Blatty – esse foi o primeiro livro de terror de verdade que li na vida e li quando era criança, e só pegava no bendito livro a noite para ficar ainda mais assustador. Me assustei mais com o livro do que o filme. Na verdade, o filme nem me parecia de terror, as estranhas histórias e tragédias que ocorreram durante as filmagens, isso sim era de dar medo.


5. Histórias Extraordinárias – Edgar Allan Poe – Esse foi um dos livros que peguei na biblioteca do colégio. A lembrança é muito nítida. Eu corria o dedo pelas lombadas dos livros e o título me chamou a atenção. Contos como O gato preto, A Máscara da Morte Rubra, Coração Denunciador me são muito queridos e não canso de ler e reler.


6. .Harry Potter – J. K. Rowling – não preciso me explicar muito. É um mundo mágico muito bem construído que me encanta absurdamente.


7. O iluminado – Stephen King – Esse foi o primeiro e o melhor livro de Stephen King que li. O legal da leitura desse livro é que lembro que ficava tão vidrada que sempre alguma coisa me assustava. Lembro claramente de uma ocasião que estava sozinha em casa, as mãos geladas, os olhos colados no livro. Quase tive um ataque cardíaco ao simples som da campainha.

8. O juri – John Grisham – Na minha opinão, o melhor dos livros desse autor que eu já li. Um thriller de tribunal que originou um filme igualmente incrível. 


 

9.Intermitências da morte – José Saramago – Tive um pouco de dificuldade para ler esse livro até me acostumar com a maneira peculiar de escrever do autor. O endero é simplesmente instigante: E se de repente ninguém morresse? Como iria ser? Muito interessante.


10. Crônicas de gelo e fogo – Sei que corro um risco enorme colocando na minha lista uma série que nem terminou, mas nutro por ela uma paixão tão grande que não tenho coragem de deixá-la de fora. Pior, temo assumir que ela ocupa o lugar que O Senhor dos Anéis poderia ter nessa lista. Um mundo épico com personagens envolventes, ambíguos. Guerras, intrigas, amor, ódio, reviravoltas, tragédias e um toque de sobrenatural, tudo isso mantido em um equilíbrio dificilmente alcançado por outras obras que eu já tenha lido. Acho que nunca desejei que um livro fosse mais volumoso quanto o fiz quanto percebia que o tomo iria acabar.

Olhando a minha listinha vejo que passeio por fantasia, terror, suspense, história de detetive, romance de tribunal e romance romântico, porque afinal eu tenho meu lado mulherzinha. Sinto que deixei a comédia de fora (Luis Fernando Veríssimo e Mário Prata), a filosofia (Sci-Fi Sci-Filo e O Mundo de Sofia), os livros de Dan Brown, (que não consigo deixar de ler, porque mais que a receita seja bem batida), meu outro detetive preferido, Sherlock Holmes (acho que tem uma pessoa que não perdoará esse lapso) mas para encaixá-los teria de reformular essa lista para mais itens. Daqui a cinco anos eu refaço essa lista. Nesse momento, a despeito das evidentes ausências, acho que ela reflete bem o meu percurso literário. Percebo também que poderia dizer que listei alguns dos melhores livros que já li.
Foi difícil, mas muito prazeroso compor essa lista.
Convido você a fazer essa retrospectiva e lembrar carinhosamente dos livros que fazem parte do enredo da sua vida.
OBS: Escolhi as ilustrações respeitando as edições que li, mesmo que tenha exemplares diferentes na minha estante.

Um comentário:

  1. Correspondente Anônimo14 de março de 2014 às 08:34

    Vc não falou do Hannibal Lecter, e olhe que está no post anterior...

    Eu devia fazer uma lista dessas pra mim. Certamente, teria A Ira dos Anjos e Crônicas de Gelo e Fogo em comum com a sua, além de Jogos Vorazes e os dois dos Karas que eu li ainda no colégio. Na verdade, acho q essa seria a minha lista toda.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...