quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Retrospectiva Literária 2013


2013 foi um ano muito intenso para mim, literariamente falando. Foi a única resolução de fim de ano que conseguir cumprir com folga: ler pelo menos 12 livros, um por mês. No final das contas acabei lendo 26 livros e aqui segue a lista deles:

  1. O hobbitJ. R. R. Tolkien – Foi o companheiro de viagem para os States. Foi legal acompanhar as aventuras de Bilbo Bolseiro, mas ainda não consigo entender como se vai fazer 3 filmes de uma história tão curtinha...
     
  2. Dexter – Design de um assassinoJeff Lindsay – Dexter acabou de casar e voltar de sua lua de mel. O assassino da vez deixa suas vítimas estilisticamente montados para serem encontrados em Miami, o que desperta a curiosidade de nosso Serial killer preferido.

  3. Depois da escuridãoSidney Sheldon e Tilly Bagshawe – Uma socialite vai do alto da sociedade até comer o pão que o diabo amassou após a morte de seu marido e a montanha de dívidas que ele deixou e torna-se a principal suspeita de assassinato. Mesma receitinha, fazer o que adoro vingança! 
     
  4. Saco de ossos Stephen King – Esse livro me é muito precioso porque ganhei de presente do meu amado – Enveredando pelo drama, mas sem perder o toque alucianantemente sobrenatural, King fala de um escritor, que após perder a mulher em um acidente, volta a casa de férias para se livrar de bloqueio de escritor e acaba se deparando com seu passado. Virou até mini-série. 
     
  5. Cai o panoAgatha Christie – Não pode faltar né. Essa é a última aventura de Poirot, o detetive com o bigode mais charmoso dos livros de mistério. Final chocante, só posso dizer isso.

  6. The time machineH. G Wells – In english, Yes! Mas foi uma versão condensada e superfácil de ler. Tinha até figurinha. Vou ter que ler de novo o completo, mas basta dizer que esse livro é uma das bases da literatura de ficção científica. Vale muito a pena ler!
     
  7. Reis malditos - Maurice Druon – volume 1 – O rei de Ferro – Um dos mais importantes romances históricos de todos os tempos. Intriga, maldição, morte, traição, assassinato, adultério e o pior ou melhor, tudo baseado em fatos reais. O grão-mestre Tiago Demolay é queimado na fogueira e amaldiçoa o Rei Felipe, o Belo e sua descendência.

  8. O último juradoJohn Grisham – Pensei que ia ter uma história digna de O Juri, mas o enredo se arrasta e acaba ficando previsível e chato.

  9. Dexter é deliciosoDexter e um bando de indivíduos góticos que se dizem vampiro. Nesse meio tempo, a primeira filhinha de Dexter nasce e ele vira um pai babão.

  10. Senhor dos anéis – as duas torresJ.R.R. Tolkien – Depois de sofrer muito tentando terminar o primeiro, esse foi mais palatável. Não devia ter lido As crônicas de gelo e fogo antes de ler SDA, porque uma vez que você se acostuma ao frenesi literário do G. R. R. Martins, Tolkien segue a passos de tartaruga.

  11. Pequeno dicionário da língua mortaAlberto Villas – Uma compilação de palavras que já não se usa mais. Comprei na Bienal do Livro. Ficou um pouco abaixo das expectivativas.

  12. Reis malditos Maurice Druon – volume 2 – a Rainha estrangulada – Não dá para fazer do 2 livro da série sem dar spoiler. O jeito vai ser você ler tudo =P.

  13. O escafandro e a borboleta - Jean Domique Bauby – História real de um homem que está aprisionado dentro do próprio corpo e que mantem contato com o mundo através de um olho e um alfabeto desenvolvido especialmente para ele. A gente passa a ter uma outra perspectiva de vida.

  14. Édipo ReiSófocles – Um clássico. Você acredita que o homem não pode fugir do seu destino? Que quando tenta escapar, na verdade, está correndo em direção a ele? Não pode faltar na sua lista de livros, ainda mais porque é curtinho.

  15. InfernoDan Brown – Mais do mesmo, a mesma receitinha de Código da Vinci, só que ainda mais batido e destacando Dante Alighieri. Eu sei, porque eu continuo lendo? Porque gosto de me torturar, deve ser isso.

  16. O dossie pelicanoJonh Grisham – Lembro que tinha gostado muito do filme, mas não tanto do livro. Juizes morrem misteriosamente, e uma estudante cria um dossie e coloca em risco todos ao seu redor.

  17. Branca dos Mortos e os 7 zumbis - Fábio Yabu – Quem não gosta de contos de fadas? Agora pegue essas histórias clássicas e transforme em histórias de terror, beirando o bizarro. Destaque para Cindehella, Bela Incorrupta e O fim de todas as coisas.

  18. A arte de correr na chuvaEnzo é um cachorro apaixonante que nos guia por uma história simples, mas muito palpável e por isso tão tocante.

  19. Duplo DexterDexter é flagrado no ato e passar a ser perseguido por alguém que deseja ser exatamente como ele.

  20. Reis malditos Maurice Druon– volume 3 – os venenos da coroa – mesma observação acima. O negócio é tão sério que até o título do livro é spoiler, ops... falei demais.

  21. Wayne de GothamTracy Hickam – Comprei esse livro totalmente às cegas e me surpreendi positivamente. É meio estranho ler um personagem de quadrinho em um livro, mas foi ótimo. Batman/Bruce revira seu passado e descobre coisas estranhas sobre seus pais, o que pode manchar a lembrança imaculada que ele guarda.

  22. O alienistaMachado de Assis - audiolivro – Librivox – releitura – Eu tinha lido quando criança, e agora ouvi e continua tão hilário quanto dantes. Simão Bacamarte quase coloca todo mundo de Itaguaí no hospício para descobrir que no final... ai só lendo meu caro!

  23. Contos de Artur Azevendo – audiolivro – Librivox – Essa coleção de contos lidas por diversas pessoas é uma delícia. Claro que tem uns contos mais bobinhos, mas estar de volta aquele Rio de Janeiro de tilburis e a comédia de costumes.

  24. O vendedor de armas – Hugh Laurie – Esse livro foi uma experiência estranha. Não sei dizer se gosto ou não gosto. Não consegui abandonar, mas tinha preguiça de ler. Não indico nem desaconselho, leia por sua própria conta e risco.

  25. A linguagem corporal no trabalho – Alan e Barbara Pease – Meu guilty pleasure são essa dupla de autores. Leitura fácil e rápida, traz algumas dicas superlegais para se portar no trabalho e 'ler' o colega de trabalho ou mesmo o chefe.

  26. O ladrão de raios – Rick Riordan – Minha irmã e guru literária, LadyReaper e meu digníssimo Correspondente Anônimo já tinham me indicado essa série juvenil superlegal e agora eu me rendi. Devorei em poucos dias.

    Ai você me pergunta, vai resenhar todos eles? Não. Nem todo livro que leio, mesmo que seja muito bom, ganha resenha. Que tem mexer com minha tipografia interna e se imprimir na minha cabeça, eu só faço passar para o papel. Então, essa lista é o mais próximo da resenha que vou chegar depois de ter lido quase 30 livros. Deal with it! 
    Esse ano eu fiz uma listinha inicial de 10, mais humilde porque inclui livros mais complexos. Mas vou tentar me superar!

    Feliz ano novo, caro amigos e muita leitura e diversão! Nos encontramos por aqui!

2 comentários:

  1. Correspondente Anônimo9 de janeiro de 2014 às 09:14

    Descobri que ler é muito bom... Agradeço ao G. R. R. Martin e à Suzanne Collins por isso e a vc, que me indicou esses ótimos autores. Ainda assim, 26, é muito. Acho que eu li uns 50 esse ano, mas eu tava em um regime diferenciado, com muito tempo livre. Esse ano, acho que não vou passar dos 10 mesmo, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Tolkien é um estilo que ou vc ama ou vc odeia. No meu caso eu amo e não acho que seja tão arrastado, pelo menos não quando Aragorn e cia limitada estão em cena! Amei A Arte de Correr na Chuva, Enzo é muito lindo. Gostei de O Vendedor de Armas, Percy Jackson é mara XD O Escafandro e a borboleta vi o filme e curti bastante, acho q ele vai ser um daqueles livros q eu vou preferir não ler para evitar a fadiga XD

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...