quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Eu li: Querido e devotado Dexter e 90 livros clássicos para apressadinhos

 
Querido e devotado Dexter
Jeff Lindsay
272 p.
Planeta

Comecei a assistir Dexter e simplesmente viciei. Depois de assistir todos os episódios, a providência lógica era buscar os livros. O problema era o preço, esperei longos anos (isso mesmo, quase 2 anos) para comprar Querido e devotado Dexter (segundo livro da série, o 1ª Darkly Dreaming Dexter aparentemente não saiu em português...)e Dexter, a mão esquerda de Deus (terceiro livro) por preços razoáveis, e por razoável, quero dizer R$ 20,00 cada! Oferta imperdível garimpada por LadyReaper na Bienal de Livros do Rio de Janeiro desse ano. 

Spoiler Alert!!!
 
A história difere bastante da série em diversos pontos. Deborah Morgan, irmã de Dexter parecer ter uma vaga idéia da real natureza do irmão serial killer. Cody, filho de Rita, tem tendências de psicopata, o que deixa Dexter fascinado e louco para passar seus ensinamentos e iniciá-lo no código de Harry (seu pai adotivo). A tenente Laguerta está morta e não é Dexter que dá cabo do Sargento Doakes. Deborah Morgan se envolve romanticamente com um tal Kyle Chutsky (e não, Frank Lundy como na série). Dexter nos conta que Masouka supostamente também reproduz emoções sem realmente senti-las, da mesma forma que o nosso amado protagonista faz.
Quanto a Dexter,  temos o nosso querido monstrinho de sempre, com mais comentários inteligentes (às vezes, não...) e a atuação do Passageiro das Trevas e a Necessidade são bem mais claras. 
Essa diferença foi ótima porque tornou a leitura ainda mais interessante e na minha opinão, as adaptações feitas para a séries foram acertadas.  A essência de Dexter está nas duas mídias e nos conquista de igual forma.



90 livros clássicos para apressadinhos
Herink Lange e Thomas Wengelewski
192 p.
Galera Record
Esse livro li de uma sentada só, em uma livraria em Aracaju. O autor se propõe a falar sobre diversos títulos literários em pouco mais de 3 quadrinhos. Apesar de ter muitos entusiastas, não gostei muito deste livro. Achei difícil de entender o resumo de muitos livros, inclusive, alguns que eu já tinha até lido. A proposta, sem dúvida, é boa. Eu apoio tudo que incentive e instigue a leitura. E por causa disso, recomendo o livro. Acho que ela desperta a curiosidade para incluir novos títulos nas nossas listas de leitura. E no final das contas, pode ter sido por eu ser apressadinha demais e ter lido tudo de uma vez só, eu tenha tido uma primeira impressão errada. Não deixe de conferir. Alguns exemplos do quadrinhos estão dispostos abaixo:


2 comentários:

  1. Correspondente Anônimo20 de outubro de 2011 às 14:55

    Romeu e Julieta ficou legal...

    ResponderExcluir
  2. Dexter a mão esquerda de deus é o 1º da série. Tanto que no começo do Querido e Devotado ele afirma q a laguerta havia morrido e seu irmão escapado. E isso é contado no 1º, a mãe esquerda.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...