quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ceci n'est pas un Alpino


Caracas, é difícil ser consumidor no Brasil, viu. Não se pode confiar em marca nenhuma, em fornecedor nenhum! É, estou desolada com o mundo. Vou virar Amish e abrir mão de toda a tecnologia. Menos, né moça dramática.
Correspondente Anônimo adora Alpino. Certo dia passando em frente à cantina da academia (que, por sinal, é uma verdadeira sabotagem a qualquer dieta, com seus salgados altamente calóricos, cheirosos, deliciosos, ai dá fome só de pensar... focus, please, ok, move on), eu vi uma garrafinha com o nome Alpino. Pensei: "Alpino líquido, C.A. vai gostar". Ai hoje, toda feliz, compro o negócio (caro por sinal).
Primeiro defeito :não estava gelado. Para mim, bebidas lactéas não tem meio termo: ou é quente ou é gelado.
Segundo defeito: a porcaria (essa é bem a palavra) tem gosto de Nescau meia boca e nada de Alpino.
Terceiro defeito: a Nestlé assume expressamente que não há chocolate Alpino naquela droga.
Esse não é o primeiro post sobre isso. Veja os exemplos:


Esse é meu trecho preferido do post de Coma com os olhos

Ahhh Dona Nestlé. Não esperava isso de uma senhora respeitosa como você. Então é assim? Bebida láctea de Alpino que não contém chocolate Alpino? Legal então, também vou estampar em meu currículo “PhD” e depois, em letras minúsculas declarar que não possuo doutorado mas que essa é uma “referência de conhecimento”. Assim é fácil conquistar mercado não?

Sei que agora aprendi minha lição, nunca mais na vida compro nada sem estudar minunciosamente o rótulo, pesquisar na internet, consultar o PROCON. Eu, hein...
Apesar do aviso em letrinhas bem pequenininhas, acredito que é propaganda enganosa sim. Ora, dos comentários que eu li, a maioria das pessoas  que compraram o fizeram confiando na marca e no sabor conhecido e adorado do chocolate Alpino. Isso foi decisivo para levar esse produto e não outro. Clara frustração das expectativas do consumidor em relação a esse produto. Ou melhor, seria caso de propaganda abusiva.
O negócio é tão sério que foi parar no ReclameAqui. A Nestlé entrou em contato com o consumidor reclamante e olha o que ele disse:

Entraram em contato, embora isso não mude minha opinião que esse produto é uma porcaria, mas aparentemente já estão recolhendo ele dos mercados.
Ai, pronto, extravasei toda a indignação, agora posso dormir tranqüila. Boa noite e fiquem longe da maldita garrafinha ou tomem por sua conta e risco.

3 comentários:

  1. Correspondente Anônimo9 de abril de 2010 às 08:22

    Olha! A nestle mudou a embalagem do nescau...

    ResponderExcluir
  2. Karolis, vou mandar um comentario direto de NY, portanto, tudo sem acentos!! rsrs! (Eu nao poderia perder essa chance de ser esnobe, he, he!)
    Tomei esse Alpino e achei gostosinho, ate mais concentrado do que os todinhos e nescauzinhos tradicionais. Mas deixe-me ir pro x da questao: nao sei se a gente se tornou cri-cri porque estudou Direito ou foi fazer Direito por ser cri-cri, mas acredite-me, esse seu comportamento analitico e critico eh igual ao meu. Eu quero que tudo seja certo, claro e feito pensando nos outros de uma maneira transparente e honesta. E eh por isso que eu tambem vivo chorando por ter nascido no pais errado. O Brasil eh uma fossa nesse e em varios aspectos. As pessoas nao se dao conta, mas em lugar nenhum do mundo civilizado se permitiria a existencia de uma cidade como o Rio de Janeiro. E o pais ainda quer vender a imagem dele como lindo!!! Um lugar dominado por favela, traficante, onde ninguem pode sequer andar com celular, carteira, tenis!!! Aquele lugar eh o fim do mundo. Deus fez a cidade bonita e colocou a pior raca de gente. Tava vindo pra ca no aviao e uma carioca comentou que teve arrastao, fecharam shopping center. Tu imagina ai a quantidade de acordos que o governo vai ter que fazer com os traficantes pra poder ter Copa do mundo e Olimpiadas! Governo negociando com traficantes para poder ter um minimo de seguranca, consegue entender? E tu ainda quer que o Alpino seja feito de Alpino???? rsrsrs!
    Karolis, pega o Correspondente e vamos imigrar nos tres pro Canada! ;-)
    O Brasil eh bom pra quem nao esta nem ai pro que eh errado. E olha, voce sabe que eu vivo uma vida que posso chamar de privilegiada, carro, plano de saude, emprego estavel, viagem de vez em quando, portanto, quando falo indignado do Brasil nao estou reclamando da MINHA vida, mas da situacao do povo de uma maneira geral. Eu poderia egoisticamente dizer que o Brasil eh otimo ja que eu levo uma vida dentro de um cordao sanitario. Outro dia desses a Oprah falou num programa que pra fazerem uma materia com uma empregada dela que era ex moradora de um morro no Rio, tiveram que pagar R$ 3.000,00 para permitirem que subissem la com a equipe e ela perguntou no ar "como eh que voces convivem com isso?". Oprah, eu vivo me fazendo a mesma pergunta e a reposta eh: eu ainda nao consigo.
    Ok, vou curtir meus dois ultimos dias. Depois volto novamente com mais noticias direto de New York! kkkk

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...