quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

E-mail falso

Acho que vou fazer uma galeria de e-mails falsos aqui, porque recebo tantos que já nem tem graça. Esse é novo. Os "Correios" me mandaram um e-mail dizendo que tem uma encomenda retida em meu nome e que eu tenho que clicar no link VISUALIZAR SEDEX para resolver o problema e recebê-la.
Eu costumo fazer compras pela internet e já tive até problemas com entregas. Tive que perder horas da minha vida no correio ou fazendo ligações e sendo transferida inutilmente para diversos setores. Nunca na minha vida, os Correios ( os de verdade) me mandaram qualquer aviso.
Primeiro, porque eles não tem meu endereço de e-mail.
Segundo, quando se trata de encomendas, é emitido uma numeração chamada identificador do objeto (ex. SS987654321BR) e é através dele que você acompanha a sua encomenda.


O email é completamente genérico.  Acho que, mesmo que eu estivesse aguardando uma encomenda, nem pensaria duas vezes em deletar. Já recebi melhores. Fica, entretanto, o alerta.

No site dos Correios, tem a seguinte mensagem:

Alerta sobre falsos e-mails em nome dos Correios
Prezado cliente,
Informamos que falsos e-mails, que podem conter vírus ou agentes maliciosos, estão sendo enviados em nome dos Correios.  Caso receba alguma mensagem com as características apresentadas abaixo, apague-a imediatamente.
Em geral, o conteúdo desses e-mails são:
  • e-mail falando sobre a GREVE dos Correios e comunicando a chegada de um SEDEX.
  • e-mail comunicando uma suposta encomenda SEDEX e solicitando que entre em determinado link e confirme o número do objeto postado;
  • e-mail pedindo a atualização de dados cadastrais para retirar encomendas em poder dos Correios;
  • e-mail comunicando que chegou um telegrama virtual com arquivo executável (*.exe);
  • e-mail falando sobre cadastros, ou envolvendo o Sistema de Licitações dos Correios.
Outra característica desses falsos e-mails é sempre indicarem links, solicitando que o usuário clique para obter mais informações. NUNCA clique em tais links, é por meio deles que os vírus e códigos maliciosos se instalam nos computadores
Os falsos e-mails são, normalmente, enviados aos clientes em nome de:
  • greve@correios.com.br;
  • atendimento@correios.com.br;
  • recadastro@correios.com.br;
  • recadastramento@correios.com.br;
  • sedex.aretirar@tim.com.br.
  • Os Correios NÃO enviam e-mails aos usuários a menos que seja solicitado.

3 comentários:

  1. Ops, falei obrigado amigo, mais acho que é amiga...rs

    ResponderExcluir
  2. Recebi esse e-mail também.
    Suspeitei logo de cara, mais como estou pra receber uma encomenda fiquei na dúvida.

    Cliquei com o botão direito no "Ver Sedex" e copiei o atalho.
    Colei em qualquer lugar e o endereço tinha no final o seguinte número: SS02032010BR

    Esse número, seria um número de rastreio, porém não bate a quantidade de caractéres que são 13. Não faz a busca pelo site do correio.

    Outro indício de falsidade é o endereço da pessoa.
    Como o nome de apresentação ela colocou:
    danielalisboa@correios.com.br
    Mais se prestar atenção, o verdadeiro e-mail da pessoa: rose.vendas@manhatan.com.br

    Além de todos esses indícios, procurei e achei sua informação...mais que confirmado!!rsrs
    Obrigado amigo!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. -Acabei de receber um e-mail dito que seria dos "Correios" atendimento@correios.net.br, o mesmo pede para clicar em opções de link, tremenda furada.
    Dica: mantenha antivirus atualisado.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...