quarta-feira, 27 de julho de 2011

6 tipos que você deve evitar ter em seu Facebook


Tenho perfil no Facebook (tenho Orkut também, mas está abandonado há um tempão). O fato é que eu gosto de participar de alguma rede social. Acaba sendo pra mim uma forma prática de ter notícia de quem gosto, lembrar dos aniversários, participar da vida dos amigos através de um comentário, enfim, é uma forma de estar em contato e interagir com os que eu não vejo com a frequência que eu gostaria. 


Só que não sou viciado em nenhuma delas. Não sinto necessidade de alimentá-la com fatos e fotos como se minha vida acontecesse lá de forma mais intensa e importante que na vida real e, portanto, posso ficar dias sem acessar que isso não vai me causar nenhuma ansiedadeNa época do auge do Orkut eu cheguei a ter uns 300 amigos virtuais, enquanto na vida real eu me dei conta de que tinha pouquíssimos amigos de verdade. Depois disso decidi ser mais seletivo com quem aceitar nas redes a fim de que ela refletisse mais a minha realidade. Bom, dessa experiência com o Orkut e Facebook nasceu o post de hoje. Aí vão para vocês as descrições dos meus tipos (des)favoritos:



1) A APAIXONADA PELO NAMORADO: geeeeente, como ela é chata! Geralmente a foto que tem no perfil dela é do casal, afinal ela não tem uma existência desvinculada da do namorado. Mamãe nunca ensinou pra ela que quando a gente está apaixonada tende a perder um pouco a noção das coisas e a ficar uns 10 anos mais infantil (o problema é quando a pessoa normalmente já tem mentalidade de 12...), portanto, desavisada, ela adora postar apelidinhos carinhosos que criou para o amado ou então fotos do celular registrando QUALQUER BOBAGEM que eles fizeram juntos. Ela nem cabe dentro de si de tanta felicidade por ele namorar com ela. Deixa os amigos informados quase online para onde foram ou vão no fim de semana, férias, feriados e não se cansa de postar elogios pro seu namorado perfeito. Quem se cansará certamente será você por ser obrigado a receber essas informações do casal-crepúsculo umas 10 vezes ao dia;

2) O(A) SEM-GRAÇA CARENTE DE ATENÇÃO: fácil de reconhecer. Ele é aquele cara que entra várias vezes ao dia no facebook pra escrever: "bom dia", "boa tarde", "boa noite", “tomando café”, “saindo pra trabalhar”, “nada interessante na TV”, “acabei de comer uma pizza deliciosa” etc. Informações sobre ele que ele acha que você precisa ter. Ele se dá inclusive ao trabalho de ligar o computador e entrar no Face pra postar “totalmente sem saco pro Facebook hoje”. Ã-hããããã! A única postagem dele que você irá achar agradável é: “indo dormir”;

3) O(A) ILUMINADO(A): ele alimenta nossas almas sempre colocando citações de poetas, pensadores ou letras de música com o objetivo de enriquecer o viver de seus amigos. Ele é quase um aplicativo voltado para o Facebook do antigo livrinho “Minutos de Sabedoria”. Cuidado!!! Se ele souber seu email vai mandar de vez em quando apresentações do PowerPoint com mensagens edificantes ou comoventes. Você chora (de ódio!);

4) O(A) NARCISISTA: "espelho, espelho meu, existe coisa mais interessante no facebook pros meus amigos fazerem do que me admirarem?" Se existir, esta resposta está completamente fora do âmbito do conhecimento desse tipo de amigo. Sua vida é um flash! Fotos, muitas fotos! Possui álbuns para cada situação recheados de fotos onde ele é o centro (tira muitas de si mesmo). Suas fotos “casuais” são verdadeiros ensaios fotográficos onde a locação, o sorriso, o olhar e o figurino são meticulosamente estudados. Você pode saber o quanto ele era fofinho na apresentação da 2a série em seu colégio, como estava elegante no término da faculdade, as viagens que fez, carnaval, festas, micaretas... Ufa! Está tudo lá! Prepare-se para ter praticamente a biografia desse amigo em fotos;

5) O(A) POPULAR: tem por baixo uns 1.300 amigos. Aceita até pessoas jurídicas ou entes despersonalizados. Infelizmente, ao contrário do Orkut, no Face não existe a possibilidade de “Perfil Lotado” (tem?). Droga! Ele não poderá ter um perfil Popular II atestando o quanto é conhecido. Orgulha-se não de ter amigos, mas sim, seguidores. Esse amigo não precisa dizer nada lá no Facebook. Aliás ele raramente diz sequer "PARABÉNS" nos aniversários, afinal, deve ter em média 3 ou 4 amigos aniversariando por dia. Não, não precisa. Sua existência lá no mundo virtual já basta. O privilégio de ser um dos amigos dele é todo seu.

Bom, eu como não tenho tempo, só bloqueio as publicações destas pessoas. Sim, o Facebook tem essa opção. Ele continuará sendo seu amigo, mas você será poupado de suas pérolas.

Beijos e abraços!

Aluízio, peço licença para acrescentar mais um tipo, talvez o que mais perturbe os amigos virtuais (na minha opinião):


6) O(A) VICIADO(A) EM APLICATIVOS: Existem trocentos milhares de app para Facebook, uns bons, outros (a maioria) nem tanto.  O pior é que tem gente que, não satisfeito em perder tempo sozinho, quer convidar todos os amigos para jogar os programinhas sem futuro. 
Na sequência, vêm aqueles que respondem perguntas sobre os amigos. Ai você recebe a notificação de mensagem no seu mural e quando vai ver: Fulano respondeu perguntas sobre você: Será que Beltrano já traiu alguém? Jesus tem pena de mim! 
Ainda tem o que te convida para todos os 'eventos' de sorteio de mundo. Ganhe a camisa do facebook, Ipod, Ipad, marchas virtuais etc.
E por fim, o marcador compulsivo de fotos fabricadas por aplicativo. De repente você recebe a notificação de que foi marcado em uma foto, dependendo da popularidade da pessoa, recebe trocentos comentários de pessoas estranhas em uma foto supostamente sua. Uma vez aconteceu comigo, que susto. Não desativei a marcação, porque ainda prevalecem os amigos que fazem as marcações corretas, nas fotos em que eu apareço e não me colocando como um bonequinho de desenho, ou num canto aleatório em uma imagem.


No final das contas, todo mundo tem o seu momento como um desses tipos, normal, o problema é ser assim sempre. Lembre-se da máxima que diz: Internet is forever. Uma vez que você fez a besteira, ela estará sempre fazendo sombra em você. 
Quer ter um milhão de amigos? Faça por merecer. O Facebook tem a opção de criar listinhas. Não, não estou incentivando a segregação de amigos, mas a organização dos seus contatos. Afinal, o pessoal do trabalho (principalmente o seu chefe) não precisa saber da sua farra do final de semana, do batizado da sua sobrinha (por mais fofinha que ela seja).
Falando em fotos, assumo que sou uma pessoa que adora compartilhar com os amigos os bons momentos, principalmente as viagens e os eventos de dança.  Mas é preciso ter uma atenção especial às fotos, fora de contexto, elas podem colocar tudo a perder, porque podem ser mal-interpretadas. Outra observação diz respeito às fotos de crianças. Lembre-se sempre de configurar o álbum como privado, visível só para quem realmente precisa ver. Ninguém conhece totalmente ninguém, pessoalmente, imagine quando o indíviduo tem a proteção do manto da invisibilidade digital. Fique de olho!

5 comentários:

  1. Karooooolis! ;-)

    Fui ver se alguém tinha postado algum comentário e tomei um susto! "Ué, eu escrevi 6 ao invés de 5???" rsrs!

    Olha, você tem razão. Eu escrevo as coisas num tom de crítica, mas é mais com o intuito de gerar uma discussão, uma brincadeira.

    Como você mesma disse, cada um de nós de vez em quando é um pouco de cada um desses tipos que eu descrevi e muito mais. Só chamo um pouco de atenção pras pessoas insistentes ou repetitivas. Acredito que quando adicionamos amigos nas redes sociais queremos ter notícias suas de forma geral.

    Bom, eu explico demais! Acho que já me fiz entender. ;-)

    ResponderExcluir
  2. OI Aluízio, desculpa a intromissão! Achei o post ótimo, foi um puxão de orelha em nós mesmos e nossos amigos virtuais. Gosto de críticas, gosto de polêmica, muito mais ainda da que você coloca. Foi muito pertinente e eu, metida que sou, não posso deixar de colocar o dedo no meio =D. Na verdade foi mais um desabafo. Aproveitei para falar das fotos, principalmente de crianças. Fico preocupada mesmo. A gente nunca sabe né!
    Tá tudo certo, não tem nada de mais, querido! Continue assim e faça nossos leitores e eu felizes! =D

    ResponderExcluir
  3. nossa, quero esfregar na cara de todo mundo no facebook. especialmente os sem-graca. :) muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Bom, quando saiu o orkut tb me animei, mas só até arranjar alguns "perseguidores". Hj não tenho mais saco pra nada disso: orkut, facebook, twitter... alas! Tanta coisa! No fim das contas, a gente nota que o orkut, por exemplo, agora é mais para crianças, adolescentes e aposentados. É ou não é?! kkkkk
    Post interessante... aliás, estou achando todos interessantes. Estou lendo um, depois outro... e não vou mais embora do blog. kkkkk
    Beijos,
    Marie

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...