quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Eu? Dona de casa?

Minha mãe teve que tirar umas férias forçadas das atividades domésticas e sobrou para LadyReaper e eu o 'gerenciamento do lar'. Dona Madame LadyReaper, entretanto, tem aula todos os dias de manhã, isto é, o período críticos dos afazeres do lar. Em resumo, "se só tem eu vai eu mesmo!".
As pessoas que me conhecem podem atestar com muita propriedade que não sou uma moça, como direi, prendada. Cozinha, para mim, é apenas o lugar para comer. E devo dizer, que a parte mais difícil de ser dona de casa é pilotar o bendito fogão. Acrescente-se a isso o fato de minha mãe ser uma ótima cozinheira, e eu, bem, ¨¬¬não... Coitadas pessoas que comem aqui.
Preparar qualquer coisa na cozinha exige uma combinação precisa de elementos. O problema é que essas quantidades nem sempre estão precisamente determinadas. Quanto é uma pitada? Sal a gosto de quem? Aprendi que 'colher de mãe' é quando você enche a bendita colher de sopa de forma beeeeeeeeeeem generosa, coisa de mãe mesmo! :O C-----
Depois de fazer a misturada  a comida, é importante não esquecer que ela está no fogo...Os primeiros macarrões que eu fiz ficaram muuuito cozidos. Não sei porque a gente não pode comer lámen todo dia...
Mamãe teve piedade e deixou trocentos potinhos com a carne/frango já temperados, mas eles estão acabando e eu estou preste a ter que meter a mão na massa, ou melhor, a faca na carne. Sei que é besteira, mas dá nojinho...Ah é, nunca lavei tanto as mãos na minha vida. Cada vez que pego um ingrediente diferente, água e sabão, no final do dia, parece que eu passei o dia de molho na piscina.
Estou conseguindo dar conta porque minha mãe está me supervisionando e evitando que eu cometa atrocidades alimentares. 

 Essa foto do Cogumelo Louco traduz de forma bastante apurada os meus talentos culinários

Outra dificuldade é escolher os alimentos. Encontrar frutas maduras é uma verdadeira ciência. Salvo bananas que, ou estão verdes, amarelas (maduras) ou pretas (podres), as outras frutas são uma verdadeira caixinha de surpresa. Nada impede que aquela maçã linda e vermelha, digna de Branca de Neve, esteja 'vencida'. Tangerinas de propaganda pode estar azedas,  aquele maracujá enorme pode está oco. E ai como faz? Ninguém inventou ainda um 'device' que nos diga quando as frutas e verduras estão no ponto para o consumo? Então a gente continua na tentativa e erro.
A conclusão a que cheguei é que consigo sobreviver além do lámen e dos sanduíches, mas não é algo que eu goste de fazer... Então, moço Correspondente Anônimo, não conte comigo para pilotar nosso fogão, se não vai virar faquir. 
Essas são minhas constatações da primeira semana, ainda tenho mais quase um mês pela frente, pode ser que me descubra uma chef. Quem sabe?

6 comentários:

  1. Correspondente Anônimo14 de outubro de 2010 às 22:39

    Que é isso, não fique assim. Sei que sua comida é boa. Ninguém aprende a cozinhar de primeira. Como qualquer coisa, tem gente que se garante e tem gente que não tanto. A minha mãe também nunca gostou de cozinhar, mas isso não a impede de fazer uma comida muito boa.

    Ao final, sei que você seria uma ótima dona de casa!

    ResponderExcluir
  2. Estou exagerando como sempre... Cozinhar é o mais difícil, mas é o mais gostoso de fazer. Ah, hoje tive que cortar a carne! Como tinha me preparado psicologicamente, não rolou nojinho (não muito...). Ficou bom! Pelo menos a gente não passa fome, Amor.
    Quando a ser dona de casa, bem, estou estudando muito para ser alguém na vida, ganhar os tubos de dinheiros e vou poder contratar uma boa equipe de 'gerenciadores do lar' para dar conta da minha casa. Só vou fazer alguma dessas atividades domésticas em casos emergenciais.

    ResponderExcluir
  3. Olha, até pouco tempo atrás você não se veria como alguém que valorizava vaidade, importância dos cosméticos e no entanto hoje... viu que tem seu lado bacana, né? Pois bem, cozinhar pra mim está muito ligado a gostar de comer. Explico: há momentos em que você não pode recorrer à mamãe ou a um restaurante sempre que quiser comer melhor, e então chega uma hora que você aprende da mesma forma que todo mundo aprendeu, se dedicando. Primeiro vai se aprimorar em fazer uma carne moída (facílimo!), omeletes, depois vai se aventurando em pratos um pouco mais trabalhosos, mas no final vai ver que tudo é mais do mesmo, não tem segredo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai, meu Deus, sei o que é tudo isso, e ainda nem precisei passar pela parte de cozinhar porque não comprei o fogão... mas comprar frutas, ah, é verdade que é um mistério.

    ResponderExcluir
  5. Até que estou gostando do meu estágio de cozinheira. Quem sabe quando passar a dedicação exclusiva aos concursos, eu não resolva investir em algum curso de culinária. Mas a primeira coisa que eu quero aprender mesmo é fazer uma bela pasta italiana! Ma che delizia! Depois vem os doces e sobremesa, em seguida, salgados, e por fim o bom e velho arroz-e-feijão. Vou ficar enorme! Ma che cosa si può fare, non è? Mangia que te fa bene! Quello che non uccide te fa grosso(Mas o que se pode fazer? Come que te faz bem! O que não mata engorda)

    ResponderExcluir
  6. Correção: não é 'grosso', mas sim grasso. De qualquer forma, você fica grosso, também serve!
    =O C---

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...