quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Histórias reais





Apesar de adorar ler livros de ficção, algumas vezes me deparei com livros em que a realidade é mais atraente literariamente falando.
Separei alguns livros da minha estante em que os gatos verídicos chocam mais do que muitas ficções.
Nesta hora eu também devo confessar que sou fã de relatos sobre crimes (#truecrime) e isto vai ficar beeem claro nos títulos que irei mostrar aqui.



O escafandro e a borboleta - Jean-Dominique Bauby

Toda vez que via esse título, imaginava mil coisas, mas nunca que seria um relato de uma história real. Jean-Dominique Bauby sofreu um acidente vascular cerebral que o deixou em coma.
Quando finalmente acordou, todas as funções motoras estava deterioradas.
Ele se encontrava na síndrome do encarcerado, e apenas tinha como forma de comunicação o olho esquerdo.
E foi usando olho e um alfabeto muito especial que ele escreveu este livro e contou sua emocionante história.
Imperdível!



Casos de Família e Serial Killers Made in Brazil

Ilana "Maravilhosa" Casoy nos presenteou com esses arrepiantes livros!
Casos de família é a junção de "O quinto mandamento" que relata o horrendo crime cometido por Suzane Richthofen e os irmãos Cravinhos contra os pais da garota e o livro "A prova é a testemunha", em que Ilana compartilha conosco suas anotações enquanto acompanhava o julgamento do casal Nardoni, acusados da morte da menina Isabella.
Já em Serial Killers Made in Brazil, ela traz um dossiê investigativos sobre os maiores assassinos brasileiros. De gelar o sangue!




Indefensável -Leslie Leitão, Paula Sarapu e Paulo Carvalho

Já este livro traz o caso do Goleiro Bruno, condenado pela morte de Eliza Samudio.
Diferente do que aconteceu com os livros de Ilana, este eu não consegui terminar.
Não desisti dele, quero dar outra chance.



American Crime Story - O povo contra O. J. Simpson - Jeffrey Toobin.

Após assistir alucinadamente a série homônima, fiquei obcecada pela história e comprei imediatamente o livro... e ainda não li...
Neste meio tempo, passou mais a ansiedade de ler e ele está aqui guardadinho na estante esperando a vez dele.




Papillon - Henri Charrière

Li este livro no colégio e nunca me esqueci. Henri, o Papillon foi preso por um assassinado que não cometeu e foi mandado para apodrecer numa prisão de que ninguém conseguia escapar... até então.
Quase não acredito que é uma história real de tão cinematográfica que é. Rendeu uma excelente adaptação com Steve McQueen como Papillon e Dustin Hoffman como Dega e agora mais recentemente, em 2017, com Charlie Hunnan no papel de Henri e Rami Malek como Dega.
Ainda não reli, mas pretendo fazê-lo em breve.
Comprei com a capa do filme, porque estava bem mais barato, o com a capa comum não baixa nunca!




Negação - Deborah E. Lipstadt

Como alguém pode querer negar que o Holocausto aconteceu? David Irving tem uma interpretação bem alternativa dos acontecimentos e chega a descrever o Holocausto como uma "lenda", dizendo que não foi bem assim que aconteceu.
A historiadora americana Deborah Lipstadt descreve o tal cidadão como "um dos porta-vozes do negacionismo do Holocausto.
Irving fica pistola e processa Lipstadt por difamação.
Lipstadt vai defender não só sua reputação, mas o registro da própria História e a interpretação dos documentos.
Escutei este livro em audiobook usando o @ubookapp e lembro que fiquei vidrada o tempo todo na história.
É um tema fascinante e a jornada da historiadora por este processo em que ela era culpada até que conseguisse provar o contrário foi uma oportunidade de ver um sistema jurídico totalmente diverso do nosso.
Vale muito a pena!



Código da Vida - Saulo Ramos

Lembro que quando me deparei com este livro em 2008, comprei dois exemplares: um para mim e um para meu sogro também jurista.
Não consigo me lembrar de nada do livro, tenho apenas a sensação que teve algo nele que não gostei e me arrependi de ter comprado dois livros ao invés de um.
Abri o livro e lembrei o que me atraiu: o caso jurídico! Uma mulher acusa o ex-marido de praticar atos obscenos com os próprios filhos menores e propõe contra ele uma ação judicial para impedi-lo definitivamente de ter qualquer contato com as crianças. A equipe de Saulo Ramos aceita defendê-lo.
Fiquei curiosa para saber o desenlace desse caso.
Mas ai lembrei do que eu não gostei: este livro é autobiográfico e o autor tem uma mania de grandeza que dá nos nervos.
Talvez este daqui dê tchau na próxima limpa dos livros.

Gostou de algum dos livros? Compre pelo nosso link de associados! Todo o dinheiro arrecadado será usado no auxílio de animais de rua!

O escafandro e a borboleta - Jean-Dominique Bauby
Casos de Família - Ilana Casoy
Serial Killers Made in Brazil - Ilana Casoy
Indefensável -Leslie Leitão, Paula Sarapu e Paulo Carvalho
American Crime Story - O povo contra O. J. Simpson - Jeffrey Toobin.
Papillon - Henri Charrière
Negação - Deborah E. Lipstadt
Código da Vida - Saulo Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...