segunda-feira, 6 de junho de 2011

Eu li/eu vejo: A guerra dos tronos



Geeeeeeeeeeeeeeeeeeeente do céu! Fazia tempo que eu não ficava maluca com um livro e uma série assim! E o melhor: ao mesmo tempo!
Sempre gostei de romance épico/medieval/capa_e_espada, mas esse é um prato cheio. Foi um casamento maravilhoso: um livro intrigante, envolvente e uma série à altura com o selo de qualidade da HBO.
Comecei a ver a série. Gostei do primeiro episódio e resolvi dar uma espiada no livro. Foi o suficiente para ser pega de jeito. Não conseguia largar. E mal conseguia esperar pelos próximos capítulos.
Sabe o que foi mais legal? Comecei a me adiantar no livro e depois tinha o prazer de ver na série tudo que imaginei. Sim, claro que houve cortes e adaptações inevitáveis, mas até então, não houve nada que tinha sido omitido/alterado que tenha prejudicado de qualquer forma o conteúdo do livro.
E isso é só a ponta do iceberg. A guerra dos tronos e a 1ª temporada de The game of thrones dizem respeito apenas ao primeiro volume da saga Crônicas de gelo e fogo (A song of ice and fire)  que até agora tem 5 livros, com mais 2 nos planos do autor. No Brasil, apenas 2 volumes estão traduzidos para o português de Portugal (A guerra dos tronos e A fúria dos reis publicados pela LeYa). 
Eu consigo ler bem em inglês, mas não com  a mesma voracidade e velocidade que em português, não sei o que será de mim enquanto não saírem esses volumes aqui.
Não vou perder tempo aqui falando do enredo, porque tem trocentos sites falando sobre isso. Se quiser saber mais sobre a série, tem o site oficial, recomendo ouvir o nerdcast 258, mas só até antes da zona de spoilers, não escute antes de ler o livro. Tem o blog do autor também. Um conselho: não se apegue a ninguém. George R.R. Martin não tem pena de ninguém. Outra coisa, não pense que você sabe o que vai acontecer, porque não sabe, ah, mas não faz idéia de como esse maluco pode virar a mesa quando você menos espera e, para mim, isso é dos atrativos do livro e da série: você perde o chão constantemente. Não existe essa clara e maniqueísta divisão entre bem e mal. Existe uma teia de interesses, intrigas, traições, amores, lutas, ódios mal resolvidos, e quando mais você prossegue, mais preso fica e não consegue se livrar. Os personagens são bem construídos e tão palpáveis, ainda mais porque você os vê na série. Isso cria uma relação muito próxima, o que torna ainda mais dura a dor da perda... mas enfim, deixe-me  parar por aqui, senão vai escapar spoilers e faço questão que todos passem por esse sofrimento da mesma forma que eu. Juro, tinha horas que eu temia o que iria encontrar na próxima linha, não é o máximo? Enjoy!
Claro que há comparações com Senhor dos Anéis!  O pobre do Tolkien não está mais vivo para uma revanche! Eu não consegui terminar o 1º volume de SdA e já estou no segundo de Crônicas de gelo e fogo... Tire suas conclusões!
Se você é um hardcore fan cheio da grana, compre sua espada aqui!
Se você lê/assiste Guerra dos tronos, qual(is) é (são) seu(s) personagem(ns) favorito(s)?
Eu particularmente gosto de uma infinidade deles, porque cada um tem seu atrativo, mas se tivesse que escolher só um agora, fico com Danaerys Targaryen. Em segundo lugar, Tyrion Lannister.

Atualização:

Esqueci de dizer na primeira publicação que se trata de uma série muito sangrenta e com muitas cenas de nudez ou sexo (acho que deve ser quase um requisito para passar na HBO), então se tiver o estômago fraco e/ou excesso de pudores, faça um esforço e assista a série mesmo assim =D.

A 1ª temporada  terminou domingo passado (19/06) deixando um gosto de quero mais. A série foi bastante fiel ao livro (na medida do possível), mesmo no ponto em todos desejavam que não fosse (relativo a um acontecimento chocante, do qual muitos expectadores não conseguirão se recuperar). Algumas coisas foram alteradas sem que houvesse prejuízo para a trama. Outras, como a mudança do desfecho da história de Tyrion e a total omissão da história da espada 'bastada' (posso falar isso aqui, só que leu o livro vai saber) fizeram falta.  Houve entretanto, adições que achei desnecessárias. Como não li o segundo livro todo ainda, pode ser que encontre esses "relacionamentos suspeitos" entre certos personagens mais adiante, mas por enquanto os achei dispensáveis e apelativos.
A 2ª temporada já está nos planos, começa a ser gravada em 25 de julho e estreia na primavera de 2012. Enquanto isso, vamos matando a curiosidade com os livros!

5 comentários:

  1. Correspondente Anônimo6 de junho de 2011 às 17:22

    O melhor é o anãozinho/gnomo/duente/imp/o-que-quer-que-ele-seja

    ResponderExcluir
  2. Recebi os primeiros episódios no trabalho e guardei porque e estava cheio de coisas pra assistir ainda (séries e filmes), mas depois dessa tua empolgação vou dar uma olhada. ;-)

    ResponderExcluir
  3. Quando eu ler Guerra dos Tronos, eu opino sobre se é melhor ou não do que Senhor dos Aneis, mas só por puro principio, eu digo que não é! rsrsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando a série - a história é realmente imprevisível - e já encomendei meus livros!
    Além dos personagens que vc citou, gosto muito da Arya.
    Sou fã de Senhor dos Anéis, apesar de saber que muitas pessoas acham os livros meio chatinhos, mas vou poder comparar melhor quando ler Guerra dos Tronos.

    ResponderExcluir
  5. Acho que cada um deles tem seu mérito próprio. Eu não desisti de Senhor dos Anéis ainda, mas admito que é bem mais prazeroso ler uma trama com um ritmo intenso do que se perder em descrições infinitas.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...