quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Conhecimento é poder!


É por essas e outras que sou simplesmente fascinada por aprender coisas novas. Minha peripércia de hoje foi montar uma rede wireless aqui em casa. Vivo numa verdadeira LAN house, mas a bendita e necessária internet estava amarrada no PC de D. Madame LdRprMC que fica no quarto dela, com todos os problemas que isso gera.
Passei anos perguntando e enrolando e nada de colocar esse projeto para frente. Mas a Velox aumentou para 2MB, acabaram-se as desculpas! Consultei meus quatro gurus para assuntos eletroeletronicociberneticopositrônicos e subornei dois deles para vir a minha casa resolver meu problema. O que iria me custar um bolo de limão com cobertura/recheio de chocolate ou de chocolate com cobertura/recheio de limão. Muito em conta se considerar que tem gente que cobra R$ 90,00 por esse serviço.
No final das contas, não sei o que me deu hoje. Saí para comprar o bendito roteador wi-fi, aluguei o Bruno (esse mesmo que escreve aqui - serviço de primeira, eu garanto), e ele me ajudou a comprar um bom produto com ótimo custo benefício (não vou fazer propaganda de graça, mas qualquer coisa, entrem em contato que eu digo onde e quanto).
Minha ansiedade ao chegar em casa me impediu de esperar por ajuda. Decidi que ia enfrentar o monstro de setenta cabeças e montar sozinha tudo sozinha.
E não é que eu consegui? Vem um cdzinho maravilhoso com desenhinhos e instruções passo a passo, além do mais os cabinhos são coloridinhos, fácil fácil de encaixar. Agora todos os computadores, mais o celular estão conectados na net wi-fi, com senha e tudo viu, que eu não sou fraca não.
Aprendi duas grandes lições:
1. conhecimento é poder - se Bruno não tivesse me auxiliado, eu provavelmente teria levado gato por lebre. O vendedor poderia me deslumbrar com características inúteis ou com produtos encalhados e eu, na minha inocente ignorância, só iria descobrir quando tivesse de descascar o abacaxi.
2. é preciso arriscar - passei tanto tempo imaginando que montar uma rede wi-fi era decifrar o enigma do universo e hoje percebi que enfrentar o problema era caminho mais fácil para chegar a solução.
Vou adicionar uma lição extra:
3. vale a pena ler os manuais... eu sempre gostei de usar os aparelhos de forma intuitiva, apertando os botões e vendo onde chegaria, mas tenho que assumir que hoje o manual foi indispensável e me fez economizar R$ 90,00. O bolo, eu vou pagar, qualquer desculpa é boa para trazer os amigos aqui, nem que seja para deitar na rede wi-fi que eu armei!

Foto: Fiz no Paint, então, sem risos... Foto original AQUI.

8 comentários:

  1. santa preguiça Batman!!!
    não podia nem escrever as vogais do meu nick!!!!

    ResponderExcluir
  2. Correspondente Anônimo20 de novembro de 2009 às 15:43

    Viva o linux! =D

    ResponderExcluir
  3. @Ldrpermc - preguiça não, opção. Tudo para te perturbar. Mas por falar em preguiça... comentário de duas linhas sem nada pertinente ao post... só perde para o CA que post uma frase que não fez sentido para mim. Vou tomar satisfação!
    P.s. nem um obrigada KV, a rede está uma beleza, tão massa que dá até para deitar nela... ai ai, a gente nunca consegue agradar...
    @Correspondente Anônimo - não entendi o porquê de "Viva o Linux"? Explique-se!

    ResponderExcluir
  4. Dessa vez eu discordo, colocar uma rede sem fio no Linux é muito mais complicado do que qualquer Windows, no XP é moleza, no Vista é quase automático, no 7 ele faz tudo por você. Recomendo o programa Network Magic da Cisco caso usem XP, ele monta a topologia da rede, você sabe quem está conectado e ainda de quebra além de ter tudo compartilhado entre os PCs e, também, a impressora ele emite relatórios do que foi acessado, que horas e quanta banda foi consumida. Mesmo sendo Vista e 7 o programa continua sendo fundamental.

    ResponderExcluir
  5. Bruno, o C.A. se aproveitou que eu não mencionei qualquer Sistema operacional e fez propaganda do Linux... Fiz a rede no Windows XP. Por falar em Linux, a minha versão do UBUNTU está bugada. Não foi dessa vez que eu me converti!

    ResponderExcluir
  6. Amei essa postagem, que bom que você conseguiu, comprou o roteador que eu sugeri né XD, amei principalmente que vou ganhar o bolo sem fazer nada. hehehe

    ResponderExcluir
  7. Correspondente Anônimo22 de novembro de 2009 às 10:10

    Bruno, o Ubunutu 9.10 tah bem mais facil de se conectar a internet (exceto por modem, que ainda dah um trabalhinho. Deste o 9.04 que eles tem se dedicado a isso, e tem funcionado bem.

    ResponderExcluir
  8. Quem é vivo sempre aparece! Quando vai vir comer o bolo?
    Bjs.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...